Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Delcídio denuncia esquema entre Renan e Sérgio Machado para atender o PMDB

A dupla, conforme informou Delcídio, formava “esquemão fidelizado”, afinal, Machado era “blindado pelo Renan”.

Campo Grande News

29 de Maio de 2016 - 21:03

O ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, era “prioridade absoluta” do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na residência oficial do peemedebista, de acordo com o ex-líder do governo no Senado, o senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido), em entrevista concedida ontem (28) à GloboNews. Episódios em que Renan suspendia reuniões com outras pessoas para atender Machado foram relatados por Delcídio.

Na entrevista à GloboNews, Delcídio, que teve o mandato cassado no último dia 10, revelou que a cassação ocorreu após parlamentares terem descoberto que ele tinha firmado delação premiada. Em seu depoimento, fez revelações envolvendo diversos ex-colegas de parlamento, como o próprio Renan, o que irritou os senadores.

Conforme Delcídio, a rapidez da votação que culminou sua cassação, antes mesmo da votação no Senado do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, é considerada 'vingança' por parte de Renan Calheiros. As reuniões entre Renan e Machado, segundo Delcídio, “eram frequentes” na residência oficial.

A dupla, conforme informou Delcídio, formava “esquemão fidelizado”, afinal, Machado era “blindado pelo Renan”. “Ninguém encostava nele. Sérgio era totalmente fidelizado a Renan’’, disse na entrevista à GloboNews. “Sérgio era o cara que fazia a interlocução com os donos das empresas, e outros operavam financeiramente para Renan”, emendou.

PMDB beneficiado – Ainda na entrevista, Delcídio do Amaral falou que Calheiros usava o ex-presidente da Transpetro para atender outros parlamentares da cúpula do PMDB no Senado, como Romero Jucá (RR), Valdir Raupp (RR), José Sarney (AP) e Edison Lobão (MA). Essa atitude, de acordo com Delcídio, garantia certa 'hegemonia' ao presidente do Senado.

Em matéria publicada no site G1, consta a informação que a assessoria jurídica de Sérgio Machado informou que não vai se manifestar a respeito por conta do processo de delação premiada assinado por ele. Já o senador Valdir Raupp, através de sua assessoria de imprensa, informou que “jamais fez indicações políticas para o setor elétrico e que as acusações do ex-senador Delcídio do Amaral são descabidas e inverídicas".

A assessoria de imprensa de Romero Jucá disse que o senador não vai comentar as declarações do parlamentar cassado. A GloboNews e G1 entraram em contato com as assessorias de imprensa de Renan Calheiros e Edison Lobão, mas não obtiveram resposta até a tarde de hoje.

Machado ficou mais de dez anos na presidência da Transpetro indicado por Renan. Na semana passada, foram divulgados áudios em que ele gravou conversas comprometendo a cúpula do PMDB do Senado.