Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Câmara desmarca votações previstas para semana de festas juninas

Pauta incluía proposta sobre doping do esporte, necessária para Olimpíada. Casa ficará 10 dias sem deliberar, pois semana atual também foi encurtada.

G1

24 de Junho de 2016 - 15:26

A Câmara dos Deputados desmarcou todas as sessões de votação previstas para a semana que vem. Extraoficialmente, o que motivou o cancelamento foram às festas juninas. Com isso, a Casa terá ficado mais de dez dias sem votar, já que a última sessão deliberativa foi realizada na terça-feira (21), também por conta dos festejos. O movimento de parlamentares só deverá voltar ao normal a partir do dia 5 de julho.

A decisão de antecipar para o início desta semana as sessões de votação, que normalmente acontecem às terças e quartas, foi do presidente em exercício, Waldir Maranhão (PP-MA), em acordo com os líderes partidários, para comemorar em seus respectivos estados o Dia de São João, celebrado nesta sexta-feira (24). Os deputados receberam, então, folga na quarta, quinta e sexta-feira desta semana.

A previsão era a de que as votações na semana que vem também fossem antecipadas para segunda e terça, mas, segundo interlocutores de Waldir Maranhão, houve uma pressão da bancada do Norte e do Nordeste para que fossem canceladas por conta da comemoração do Dia de São Pedro, na quarta-feira (29);

Tradicionalmente, os deputados costumam aproveitar este período do ano para participar das festas juninas nos estados, principalmente no Nordeste. Em ano de eleições municipais, as celebrações de junho ganham destaque ainda maior, porque os parlamentares que pretendem se candidatar a prefeito usam as festas para fazer campanha informal.

O governo tinha a expectativa de votar na semana que vem uma medida provisória que institui normas sobre o controle de doping no esporte, proposta necessária tendo em vista a realização da Olimpíada e da Paralimpíada em agosto.

“A sociedade quer produtividade do parlamento. E ficar dez dias parado sem votações não tem como justificar num momento de crise”, criticou um líder partidário da base aliada.

Por meio de nota, o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), também criticou a decisão de Maranhão de cancelar as votações na semana que vem por considerar que contraria o interesse público.

Ele disse ainda que irá tentar reverter a medida. "A sociedade repudia, com toda razão, atitudes como essa. Vamos tentar revertê-la e, para isso, estamos falando com os demais partidos. Não dá para decretar um 'feriado branco' durante uma semana na Câmara na situação em que o país foi colocado pelos governos do PT: com quase 12 milhões de desempregados e recessão profunda. Isso revolta os brasileiros", afirmou.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Presidência da Câmara confirmou que as sessões deliberativas não serão realizadas por conta das festas juninas, mas destacou que estão previstas sessões de debates, além de uma para discutir a violência contra a mulher.

“A decisão foi motivada pelos festejos juninos, durante os quais há grande mobilização popular, especialmente na Região Nordeste do País. Trata-se de uma iniciativa tradicional para o período”, afirma trecho da nota.

Votação

Nesta semana, apenas uma matéria foi votada. Na terça, foi aprovada a medida provisória que libera o controle estrangeiro de empresas aéreas brasileiras.

Na quarta (22), dia da semana que costuma ser o mais movimentado, boa parte dos parlamentares já havia embarcado para seus estados de origem, e os corredores e o plenário ficaram esvaziados. Nem mesmo as comissões funcionaram.