Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Esporte

Catador de latinha nas horas vagas vai segurar a tocha por 15 minutos

O leve retardamento mental não o impede de ter uma vida atribulada, que inclui expediente em turno integral na Tip Top.

Flávio Paes/Região News

24 de Junho de 2016 - 20:19

Uma das estrelas do revezamento da tocha olímpica, que passa domingo por Sidrolândia, vai completar 49 anos dia 11 de agosto, mas tem a inocência de uma criança. Miguel Valdir da Silva, o “Peixão” como é conhecido por toda a cidade, foi indicado para segurar por 15 minutos a tocha durante os eventos culturais programados para a Praça Porfirio de Brito.

O leve retardamento mental não o impede de ter uma vida atribulada, que inclui expediente em turno integral na Tip Top, onde há mais de sete anos é um faz-tudo, funcionário padrão em assiduidade e pontualidade, com o trabalho de catador de latinhas nas poucas horas de folga. Torcedor do São Paulo, não perde um evento futebolístico, onde une o útil ao agradável: acompanha a partida e aproveita para garimpar suas latinhas.

Peixão (forma como chama a quem ele se dirige), também é conhecido como machão. Um dos filhos de dona Raimunda, de 83 anos, mais na verdade tem uma segunda mãe, exatamente a sua irmã caçula, Maria Alaide da Silva, 43 anos, que o considera o seu filho mais velho. “A única pessoa a quem ele obedece, sou eu, mesmo assim, às vezes não é fácil, o homem é teimoso”, reconhece.

Foi dona Maria que resolveu levá-lo ao médico há oito anos para confirmar o que sempre suspeitou: o seu retardamento mental. Até então, a família nunca o levou para uma instituição especializada.

Foto: Reginaldo Rodrigues/Região News

http://regiaonews.com.br/uploads/2016062419352001.jpg

Miguel Valdir da Silva, o “Peixão” como é conhecido por toda a cidade, foi indicado para segurar por 15 minutos a tocha n Praça Central.

Latinhas garimpadas pela cidade 

Um acidente que quase o matou na saída para Quebra Coco, quando caiu da bicicleta, foi o sinal de alerta. Dona Maria tentou aposentá-lo, não conseguiu. Decidiu então matricula-lo na APAE, que lhe abriu o caminho para um emprego nas vagas reservadas às pessoas portadoras de deficiência.

Por recomendação médica, a irmã não o proibiu de continuar percorrendo a cidade em busca das suas latinhas. Miguel conseguiu terminar a antiga 5ª série, o suficiente para aprender e escrever razoavelmente, com uma habilidade incomum para fazer contas de cabeça.