Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Em assembleia, moradores de agrovila pedem criação de área de interesse social

Atualmente mais de 100 casas estão em construção na agrovila. Neste domingo, em vários lotes muita gente erguia paredes.

Flávio Paes/Região News

27 de Junho de 2016 - 07:49

Reunidos neste domingo com a presença dos vereadores Waldemar Acosta e Edno Ribas, moradores da associação de moradores da Agrovila Cidade Viva no Capão Seco, aprovaram a proposta de reivindicar do Legislativo, mudança no Plano Diretor, transformando em área de interesse social está região da zona rural.

Segundo o vereador Edno Ribas, esta mudança (que só pode ser feita a partir da manifestação favorável da sociedade) é fundamental para viabilizar a instalação das redes de água e energia na agrovila que surgiu da divisão de uma gleba de 40 hectares. “Nas reuniões que mantivemos na Sanesul fomos informados que esta medida, junto a mudança do termo de cessão de uso da área para a Prefeitura, autorizando edificações nos terrenos, são medidas necessárias para viabilizar estes dois serviços essenciais”. No caso da energia elétrica, Edno alertou que todos façam o cadastro único na Assistência Social, pois só assim terão direito ao padrão de luz subvencionados.

Já o vereador Waldemar Acosta, lembrou que viabilizou emenda parlamentar com o deputado federal Dagoberto Nogueira, no valor de R$ 92 mil para perfuração de um poço. O desafio agora é garantir a implantação da rede de água e da caixa d'agua.

Atualmente mais de 100 casas estão em construção na agrovila. Neste domingo, em vários lotes muita gente erguia paredes, não se intimidando nem mesmo com o sol forte do meio dia. José Pereira, por exemplo, já construiu uma peça. Por enquanto vai continuar morando no seu lote, conquistado após uma década de acampamento. Há cinco anos trocou a produção de leite pela cria de bezerros. "Cheguei a vender 150 litros de leite por dia. Não dava lucro", justifica.

Antônio Donizete, também já construiu sua casa na agrovila. Como a venda de bezerros não é suficiente para manter a família trabalha num fazenda da região.O engenheiro agronômo Arcênio Schley planeja construir uma revenda de produtos agropecuários e  veterinários no terreno de 26 x 30 onde já começou a construir.Como o local será um entroncamento rodoviário movimentado, a partir da pavimentação da MS-258, este será um negócio de potencial