Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Almir Sater e Renato Teixeira levam "Prêmio da Música Brasileira"

Almir e Renato buscaram essa inspiração junto a Eric Silver, um dos grandes nomes da Folk Music americana.

Dourados Agora

27 de Junho de 2016 - 15:26

Almir Sater e Renato Teixeira, ganharam o "Prêmio da Música Brasileira" na categoria "Dupla Regional", através do Projeto "AR" em parceria com o produtor Eric Silver, foi o grande vencedor

O "AR" foi gravado entre o Brasil e Nashville (EUA), com produção do norte-americano Eric Silver. O álbum traz 10 músicas inéditas compostas pela dupla e embora seja um trabalho com uma proposta mais contemporânea, explorando um pouco da Country Music americana, "AR" mantém aquele clima "ribeirinho" com canções carregadas de amor pela cultura pantaneira e folclore brasileiro e que exaltam o amor e a constante busca pelo aprimoramento como ser humano, tratando de assuntos como fazermos o nosso próprio destino, mas ao mesmo tempo exaltando nossa cultura, como personagens de nosso folclore e a tradicional "Festa de Reis". Tudo isso marca registrada tanto de Almir, quanto de Renato Teixeira.

A primeira canção do álbum "D de Destino" é o exemplo claro da influência da música americana, misturando a tradicional viola caipira com as cordas de aço e o banjo da Country Music. Almir e Renato buscaram essa inspiração junto a Eric Silver, um dos grandes nomes da Folk Music americana. Além disso, a cidade de Nashville no Tennesse, criou o clima propício para esse encontro. A partir daí já começa a se notar as velhas características dos trabalhos anteriores de Almir Sater e Renato Teixeira.

É impressionante a serenidade e a magia contidas nesse trabalho, que, mesmo preservando as características e convicções musicais de ambos, ainda consegue ser um trabalho atual e cativante. Ou seja, mesmo conhecendo a fundo os cantores, você consegue ser surpreendido e ao mesmo tempo encontrar elementos que você espera encontrar em trabalhos de ambos.

Esse é o típico trabalho com clima de beira de rio, cigarrinho de palha e uma roda de viola à luz do luar. Quem é fã de Almir Sater e Renato Teixeira, tem no álbum "AR" um prato cheio, com um repertório que evoca características que fizeram tanto de Almir Sater como de Renato Teixeira figuras quase que "míticas" da música ruralista e porque não da música brasileira.

Meus destaques vão para as músicas "Flor que a Gente Assopra", "Bicho Feio" e "Peixe Frito". A primeira, por se tratar de uma bela e poética canção romântica com um arranjo simples e encantador, além do dueto de duas vozes que são ao mesmo tempo sutis mas arrebatadoras. Ouvindo a canção, você com certeza se identificará com muitas outras canções de Almir como "Um Violeiro Toca", "Chalana" e por aí vai.

"Bicho Feio" traz de volta aquela pegada mais "Folk" e o mais interessante é que esse arranjo dá o clima perfeito para a música que trata de personagens do nosso folclore, como "Saci", "Mula Sem Cabeça", "Caipora" e por aí vai. Assim como "Rasta Bonito", essa canção enaltece os "causos" e estórias contadas pelo povo ribeirinho ou nas rodas de boiadeiros que viajam noite a dentro. Essa é uma característica interessante de Almir Sater, já que esse é um tema recorrente em várias de suas canções como, por exemplo, as já citadas "Rasta Bonito" e "Boiada".

E por último "Peixe Frito". Essa canção tem o poder de te transportar para o cenário descrito na letra da música. Aliada a suave e melodiosa voz de Almir Sater, a canção retrata o que seria a vida ideal para muita gente, mostrando que muitas vezes a verdadeira felicidade está em se desfrutar das coisas simples que a natureza nos proporciona. Essa canção é simplesmente impossível de se ignorar e na minha humilde opinião, uma das melhores canções do Álbum.