Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Esporte

Phelps lidera eliminatórias dos 200m borboleta, e Rio 2016 fica mais perto

Com o melhor tempo da manhã (1m56s68) na seletiva de Omaha, astro americano começa bem a caminhada rumo a sua quinta e última participação olímpica

GloboEsporte

28 de Junho de 2016 - 13:51

A primeira caída na água de Michael Phelps no CenturyLink Center de Omaha foi promissora. Depois de abrir mão de disputar os 200m livre, o astro da natação mundial estreou na seletiva olímpica no terceiro dia da melhor maneira: liderando as eliminatórias dos 200m borboleta. O próximo passo na caminhada da rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016, onde pretende se despedir definitivamente das piscinas, é a semifinal desta noite.

Após o ouro nos 400m livre, na segunda, Katie também foi veloz nesta manhã, avançando com o melhor tempo dos 200m livre. As definições das vagas para a Olimpíada sairão depois das finais, marcadas para esta quarta-feira.

- Essa foi a parte mais chata: ter que esperar todo esse tempo (dois dias para estrear). Mas estou feliz em conseguir ser o primeiro e seguir - resumiu Phelps.

Nos dois primeiros dias de competição em Omaha, Phelps assistiu apenas das arquibancadas às disputas por vaga na Olimpíada no Rio. A expectativa para enfim estrear na competição acabou nesta manhã. Nadando na nona das nove baterias dos 200m borboleta, o campeão olímpico da prova em Pequim 2008 e Atenas 2004 liderou do início ao fim e bateu em primeiro com tranquilidade, em 1m56s68, melhor tempo no geral e 18º no mundo em 2016. Pace Clark foi o segundo mais rápido, com 1m56s90. Exigente, no entanto, Phelps saiu da água não muito satisfeito com sua performance.

- Meus terceiros 50m foram horríveis. Matei a minha impulsão, senti como se realmente não estivesse utilizando muito as pernas, arrastando-as pelo caminho. Mas é algo para trabalhar aqui fora, vamos ver.

Phelps, que desistiu dos 200m livre, ainda está inscrito em outras três provas em Omaha: 100m borboleta, 200m medley e 100m livre. Dessas, apenas a do nado crawl o nadador não tem pretensões para disputar a prova individual no Rio. Neste caso, o objetivo é conseguir um lugar no revezamento. Phelps é tricampeão olímpico dos 100m borboleta e dos 200m medley e bicampeão dos 200m borboleta.

LEDECKY COMEÇA CAMINHADA POR MAIS UM OURO

Outro destaque da manhã foi Katie Ledecky. Um dia depois de garantir o ouro e vaga olímpica nos 400m livre – além de quase bater o recorde mundial da prova – a estrela de 19 anos voltou para a piscina do CenturyLink Center para as eliminatórias dos 200m livre. Sem aparentar cansaço, a atual campeã mundial da prova foi a melhor das 11 baterias realizadas, avançando às semifinais com o tempo de 1m55s60.

- Hoje eu estava muito mais relaxada. Consegui dormir a noite passada e, sim, estou muito melhor para o resto da semana. (...) Eu tenho ganhado mais velocidade nos últimos meses, e isso está aparecendo nas minhas provas. Tenho colocado mais foco nas provas mais curtas, então eu posso ser uma grande parte desses revezamentos e também competir individualmente - afirmou a atual campeã olímpica dos 800m livre, mas que também tem se destacando nas provas mais curtas nos últimos tempos.

De olho em uma das duas vagas disponíveis, Leah Smith fez o segundo melhor tempo no geral (1m56s47). Outro nome forte desta prova, Missy Franklin também garantiu um lugar na próxima fase da disputa, com a sétima marca das eliminatórias: 1m58s61. À noite, a estrela de 21 anos dona de cinco medalhas olímpicas vai disputar uma vaga na final dos 200m livre, além de brigar pelo alto do pódio nos 100m costas.

- Acho que faço o meu melhor quando me dão um grande desafio. E acho que hoje vou ter um grande desafio pela frente. Meu objetivo é apenas fazer o que puder no nado de costas para fazer parte da equipe e entrar no top 8 (final) dos 200m livre. É isso que estou planejando para esta noite - disse Missy Franklin.

Nas eliminatórias dos 200m medley feminino, foi a mais rápida, seguida por.