Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Política

Em curso para pré-candidatos, Daltro garante que é candidato apesar das contas rejeitadas

Aparentemente despreocupado com a questão das contas, o ex-prefeito vai articular a montagem da chapa de candidatos a vereador, além do vice da sua chapa.

Flávio Paes/Região News

29 de Junho de 2016 - 09:40

Com o nome incluído na lista do Tribunal de Contas dos gestores que tiveram contas rejeitadas, reunido com pré-candidatos a vereadores aliados, o ex-prefeito Daltro Fiúza garantiu que vai ser candidato não havendo risco da Justiça Eleitoral impugnar o registro da candidatura com base na lei da ficha limpa.

A reunião, realizada ontem à noite na casa do ex-prefeito, atraiu 51 pessoas, incluindo pré-candidatos e dirigentes do seu partido, o PMDB, além dos aliados PR, que é presidido na cidade por sua esposa, Rose Fiúza; PTB, comandado por Ademir Osiro; PSD, dirigido por Osias Campos, PTN e PT do B, que devem constituir o arco de alianças de um eventual palanque de Fiúza.

Os aliados do ex-prefeito ficaram mais confiantes de que ele não será enquadrado na lei da ficha limpa porque o parecer prévio do Tribunal de Contas, recomendando a rejeição das contas da sua gestão referentes a 2008, ainda não foi remetido à Câmara que assim não terá tempo (pelo menos até o prazo final para realização das convenções, dia 05 de agosto) para rejeitar ou manter o parecer do TCE. Há um entendimento de alguns juristas, de que Daltro Fiúza só estaria inelegível por 8 anos, portanto o impedindo de disputar cargos eletivos, se a Câmara rejeitasse as contas de 2008, acompanhando o TCE.

Aparentemente despreocupado com a questão das contas, o ex-prefeito vai articular a montagem da chapa de candidatos a vereador, além do vice da sua chapa. Daltro diz que buscará o entendimento para chegar num nome de consenso. O ex-vereador, Ademir Osiro, pleiteia a vaga. Ele admite que a mesma pretensão tenha o vereador Nélio Paim, numa solução para abrir caminho à candidatura à vereadora da esposa de Daltro ou de sua filha.

A reunião de ontem foi convocada para que os pré-candidatos a vereador assistissem a uma palestra ministrada pelo consultor Jorge Garin, enviado pelo diretório regional do PMDB. O partido vai ministrar aos pré-candidatos um curso intensivo sobre a legislação eleitoral.