Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Esporte

Mesmo após vencer; Bolt confessa não estar 100% para o Rio: ""Quase lá""

No entanto, o astro jamaicano não saiu satisfeito e tampouco quis esconder ou maquiar sua forma física.

globoesporte.com

23 de Julho de 2016 - 10:40

As dores que impediram Usain Bolt de correr há três semanas não reapareceram em Londres. A tensão daquele momento não ronda mais o astro jamaicano.  Na etapa da Diamond League desta sexta-feira, ele pôde completar a prova dos 200m de forma consistente e com uma marca sólida.

Fez sua parte e venceu a corrida onde teria que provar que está em condições de competir bem na Olimpíada. No entanto, o astro jamaicano não saiu satisfeito e tampouco quis esconder ou maquiar sua forma física. Questionado se está 100% preparado para o Rio, deixou claro que ainda precisa - e pode - evoluir. 

- Estou trabalhando para chegar lá. Estou quase lá. Sei que não estou totalmente em forma. Acho que estou em forma decente, melhor do que ano passado. Tenho que treinar forte. Agora é só trabalhar - disse o astro.

A realidade é que Bolt correu menos do que planejou esse ano. Tem cinco marcas na prova dos 100m em 2016. O melhor tempo é um 9s88, em um torneio em seu país, em junho. Nos 200m, a única prova na temporada foi justamente a Diamond League de Londres, com 19s89. Seu principal rival na atualidade, o americano Justin Gatlin correu 9s80 os 100m (melhor marca do ano) e 19s75 os 200m. 

O cenário não é muito distinto de anos anteriores. No ano passado, por exemplo, Bolt também chegaria com certa desconfiança ao Mundial de Pequim. Gatlin, líder do ranking na época, acabaria vice-campeão nas duas provas.

Desta vez, o bicampeão olímpico apenas lamenta que não tenha tido a chance de correr mais vezes nos últimos meses, mas foca em uma preparação intensa nas próximas semanas. Diz contar com o apoio do compatriota e vice-campeão olímpico, Yohan Blake.

- Hoje estou feliz por estar de volta. Sinto minha preparação na pista. Agora meu treinador irá avaliar a corrida e determinar o que preciso fazer. Pessoalmente, me sinto bem no geral. Me esforcei demais nos últimos treinos. Treinar com Yohan Blake me ajudará bastante também - completou.

Apesar de ainda estar em busca da forma perfeita para o Rio, Bolt estava otimista nas últimas 48 horas em Londres. Durante sua passagem na capital britânica, prometeu fazer história no Rio e declarou que trabalha para conseguir baixar seu próprio recorde mundial (19s19) na prova dos 200m.

A próxima corrida de Bolt será no Engenhão, na Olimpíada do Rio. As baterias eliminatórias dos 100m serão disputadas no dia 13 de agosto. A primeira final do jamaicano no Rio será logo no dia seguinte, quando buscará o histórico tricampeonato olímpico dos 100m. Ele também tenta o tri nos 200m e no revezamento 4x100m.