Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Lideranças indígenas de Sidrolândia no grupo que ocupou Ministério para protestar contra exoneração

Cerca de 50 índios, entre eles 44 caciques das etnias, Terena e Guarani, foram até a capital brasileira reivindicar o retorno de Lindomar Ferreira.

Flávio Paes/Região News

26 de Julho de 2016 - 07:50

Várias lideranças terena da Reserva Buriti de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, estão engajadas na mobilização de protesto contra a exoneração de Lindomar Ferreira, indicado pelo deputado federal Zeca do PT, para coordenadoria de Mato Grosso do Sul do Distrito Sanitário Especial Indigenista. Lindomar, foi substituído por Edmilson Canale.

Eles invadiram o auditório do Ministério da Saúde, em Brasília (DF), teriam feito alguns funcionários reféns, só desocuparam o local por 20 horas, após receberem a promessa de que serão ouvidos em reunião na Casa Civil, nesta terça-feira (26).

Entre os que ficaram em poder dos indígenas estão Paulo Ribeiro, que é chefe de gabinete do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário Especial de Saúde Indígena (Sesai), Rodrigo Rodrigues.

Cerca de 50 índios, entre eles 44 caciques das etnias, Terena e Guarani, foram até a capital brasileira reivindicar o retorno de Lindomar Ferreira. Canale já atuou no DSEI no período em que ele foi administrado por Hilário da Silva - ele saiu em 5 de abril deste ano justamente para ser sucedido por Lindomar Ferreira. A queda de Lindomar gerou revolta no grupo que foi à Brasília, pois eles dizem que não foram consultados para que o ato fosse realizado.

Na semana passada, um grupo de líderes indígenas fechou a BR-163, em Campo Grande, na saída para Cuiabá, reivindicando melhorias na Saúde Indígena estadual, cobrando a saída de Lindomar do posto.

A situação evidencia um racha entre índios em Mato Grosso do Sul, polarizando a disputa pelo poder de órgãos que tratam de assuntos indígenas entre grupos ligados a partidos de esquerda e direita no Estado.