Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Economia

Cooperativa catarinense compra Anzibas Cereais; Coamo também planeja investimentos

Os investimentos devem ser anunciados nos próximos dias, dependendo apenas de questões burocráticas com os cartórios, já que o negócio já foi concretizado.

Flávio Paes/Região News

26 de Julho de 2016 - 14:40

Sidrolândia está na iminência de receber dois grandes investimentos que vão ajudar a alavancar ainda mais sua produção agrícola. Além da Coamo (cooperativa com sede em Campo Mourão), que vai se instalar numa área de 32 hectares, já adquirida na saída para Maracaju, nos próximos dias deve ser anunciada à chegada da Cooperalfa (Cooperativa Agroindustrial Alfa) com matriz na cidade catarinense de Chapecó, que terá como foco os pequenos agricultores, incluindo os assentados. A Cooperalfa, com 49 anos de atuação, concretizou a compra da Anzibas Cereais, às margens da BR-060, na saída para Campo Grande.

Os investimentos devem ser anunciados nos próximos dias, dependendo apenas de questões burocráticas com os cartórios, já que o negócio já foi concretizado. A cooperativa vai suprir a lacuna da falta de assistência técnica, apoio a comercialização e suporte para compra de insumos que os pequenos produtores se ressentem. Muitos produzem, mas enfrentam dificuldades na hora de escoar e vender.

A Cooperalfa fornece aos produtores associados sementes, fertilizantes, corretivos e medicamentos veterinários. Dá assessoria na elaboração de projetos agropecuários e de crédito rural, além da revenda de combustíveis e lubrificantes.

Já a Coamo (Cooperativa Agroindustrial de Campo Mourão) planeja instalar além do complexo de armazenagem, segundo o produtor Paulo Stefanello (que já é associado), toda sua rede de serviços, que inclui um banco (voltado ao financiamento da produção), posto de combustível, revenda de insumos, implementos agrícolas.

No total serão investidos R$ 110 milhões em dois entrepostos de armazenagem, este em Sidrolândia e outro programado para Itaporã, além de ampliações e reformas de outros entrepostos da cooperativa já em funcionamento no Estado.