Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Política

Juiz constata erro na distribuição dos tempos e convoca partidos para redefinir tempo no rádio

O programa eleitoral no rádio começa na sexta-feira com dois blocos de 10 minutos. O primeiro às 6 da manhã e o segundo as 11 horas.

Flávio Paes/Região News

23 de Agosto de 2016 - 10:34

O juiz eleitoral Fernando Moreira Freitas convocou uma reunião de emergência com os advogados das quatro coligações com candidatos a prefeito de Sidrolândia, para redefinir a distribuição dos tempos de cada uma delas no horário eleitoral que começa sexta-feira. As coligações do prefeito Ari Basso (Unidos por Sidrolândia) e do vice-prefeito Marcelo Ascoli (Renova Sidrolândia), não enviaram a relação de todos os partidos coligados.

A falha acabou induzindo ao cálculo que beneficiava com o maior tempo (08mm:16ss) a coligação Mudança de Verdade, do empresário Haroldo Calves, embora das três, seja a que reúna partidos com menor representação na Câmara Federal (118 deputados). Legendas com maiores bancadas asseguram fatia maior do tempo.

A Renova Sidrolândia ficou só com 04mm:58ss (distribuídos em dois blocos de 02mm29ss) porque só informou à Justiça Eleitoral ser formada por apenas dois partidos (PSL e PMDB), que juntos tem 67 deputados. Seu tempo deve quase triplicar com a inclusão das bancadas das outras legendas que integram a aliança, tomando do tempo atribuído inicialmente à coligação de Haroldo. PT, PTN, DEM, PRB, PT do B, PR, Rede e PSDC, somam 149 parlamentares.  

A Unidos por Sidrolândia, coligação que apoia a reeleição do prefeito Ari Basso, que reúne partidos com 146 deputados na Câmara Federal, ficou com 05mm:24ss (em dois blocos de 02mm:47ss), porque informou à Justiça Eleitoral a coligação com três partidos (PSDB, PMN e PDT), que tem 76 deputados. Ficaram de fora o PTC, PROS, PSC, PSB e PPS, que agregam mais 70 parlamentares e com isto no novo cálculo, vai dobrar seu tempo. Beto Teles, do PV, com 8 deputados vai manter seu tempo de dois blocos de 31 segundos com 151 inserções. Haverá uma redistribuição entre as outras coligações das demais 2.787 inserções.

O programa eleitoral no rádio começa na sexta-feira com dois blocos de 10 minutos. O primeiro às 6 da manhã e o segundo as 11 horas. Só não haverá transmissão aos domingos.