Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Política

Temer oferece jantar a aliados nesta terça em primeiro evento no Alvorada

Presidente chamou líderes da base para tratar da PEC dos gastos públicos. Dilma desocupou a residência há 20 dias, mas Temer ainda reside no Jaburu.

G1

26 de Setembro de 2016 - 16:21

A assessoria do Palácio do Planalto informou nesta segunda-feira (26) que o presidente da República, Michel Temer, oferecerá na noite desta terça (27), no Palácio da Alvorada, um jantar a ministros e a líderes da base aliada na Câmara dos Deputados. No encontro, o peemedebista discutirá com os aliados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos nas próximas duas décadas.

O jantar será o primeiro evento no qual Temer usará a residência oficial da Presidência. Antiga inquilina do Alvorada, a ex-presidente Dilma Rousseff desocupou o palácio em 6 de setembro, mas, desde então, o imóvel estava sem uso.

Temer ainda está morando com a mulher, Marcela, e o filho caçula, Michelzinho, no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência. A assessoria do Planalto informou que o peemedebista ainda não decidiu se irá se mudar com a família do Jaburu para o Alvorada.

Segundo o líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), o objetivo do encontro de Temer com ministros e deputados aliados é articular a primeira votação da PEC do teto de gastos, prevista para a próxima semana.

A medida, que limita os gastos públicos à inflação do ano anterior, é a principal proposta de ajuste fiscal do governo para reduzir as despesas públicas. Por pressão dos governadores, as novas regras deverão valer apenas para o governo federal, deixando de fora os estados.

Atualmente, a PEC está em tramitação em uma comissão especial criada no Legislativo exclusivamente para analisar o assunto.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já afirmou que pretende colocar o texto em votação no plenário da Casa na primeira semana de outubro, após o primeiro turno das eleições municipais.

Para virar lei, a PEC precisa ser aprovada em dois turnos pela Câmara e pelo Senado com quórum qualificado, equivalente a dois terços dos parlamentares da Câmara e do Senado.

"O objetivo do jantar é discutir a PEC dos gastos, uma vez que ela já está tramitando e é prioritária para o governo. Nosso objetivo é garantir que ela seja votada ainda em outubro na comissão e aprovada ainda este ano", disse ao G1 André Moura.