Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Região sul avança, mas falta de chuva prejudica plantio no norte de MS

Destaque para Sete Quedas, onde os agricultores já plantaram 81% da área disponível para a cultura.

Campo Grande News

20 de Outubro de 2016 - 09:46

O percentual do plantio do milho em Mato Grosso do Sul chegou a média de 36,4% no início de outubro. Municípios da região sul estão com o processo mais avançado graças a ajuda do clima, e chegam próximo dos 80% da área plantada.

Os dados da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) divulgados hoje, mostram que na região sul do Estado a média do plantio é de 50,6%. Destaque para Sete Quedas, onde os agricultores já plantaram 81% da área disponível para a cultura.

Na região, Ponta Porã, Amambai, Fátima do Sul e Vicentina, também se destacam com percentuais de 78%, 71% e 70% do plantio concluído, respectivamente. Na região central de MS, o percentual médio é de 18,1% da área plantada.

A falta de chuva na região norte tem prejudicado os agricultores. Por lá, quatro cidades ainda nem começaram a plantar, sendo Alcinópolis, Camapuã, Paraíso das Águas e Rio Verde.

A falta de umidade no solo prejudica a germinação da semente e, por isso, muitos produtores têm optado pelo adiamento do início do plantio. Nesta região, apenas 10% da área foi plantada.

A Aprosoja/MS estima que, até o momento, a área plantada total no Estado é de 917,3 mil hectares. Na comparação com o último relatório, a evolução do plantio na última semana foi de 20,2% no estado, ou seja, cerca de 509 mil hectares foram plantados entre 6 e 14 de outubro.