Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Grupo diz ter invadido sistema do STJ e divulga dados na internet

Anonymous Brasil divulgou arquivo com dados que seriam de servidores. Em nota, STJ diz que investiga fato mas que não há registro de invasão.

G1

20 de Outubro de 2016 - 15:45

O grupo de hackers Anonymous Brasil disse nesta quinta-feira (20) ter invadido o sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em uma publicação no Facebook, o grupo divulgou dados que supostamente seriam de servidores da Corte.

Na página do grupo no Facebook, foram divulgados telefone, e-mail, CPF e RG de diversas pessoas. No arquivo, além de dados que seriam de servidores do STJ, também constam nomes de pessoas que trabalhariam no Supremo Tribunal Federal (STF), Ministério Público Federal (MPF) e de tribunais de instâncias menores de diversos estados do país.

Em nota, porém, o STJ informou que está fazendo "investigações preliminares" sobre o suposto vazamento de dados, mas que não há, até o momento, "nenhum registro de acesso não autorizado ao sistema de informática do tribunal, tampouco vazamento de informações de acesso restrito" (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).

O grupo justifica a suposta invasão como um ato contra a impunidade permitida pelo Poder Judiciário. Apesar de informar que a invasão foi feita no servidor do STJ, o grupo cita no comunicado os termos "Suprema Corte" e "Supremo", que são utilizados para se referir ao STF.

Além disso, o Anonymous cita decisão da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo que anulou, em setembro, os julgamentos dos 74 policiais militares condenados em primeira instância pelo massacre do Carandiru, em que 111 presos foram assassinados.

Em todos os exemplos do que seriam omissões do Poder Judiciário, o grupo de hackers afirma que o STJ "faz o papel de encobrir os assassinos".

"Se a Suprema Corte gera tantas dúvidas, o que dirá das outras instâncias. Verdade é que não há independência e autonomia entre os três poderes. Na prática, os três se juntam para agir contra um inimigo em comum: a classe trabalhadora", diz o comunicado do grupo.

"Jamais esqueceremos a quem o Judiciário serve, legitimando todas essas barbáries e absolvendo os ricos e poderosos. A justiça é para quem pode pagar", concluem.

Nota
Veja a nota divulgada pelo STJ sobre a suposta invasão:

Informamos que a Secretaria de Tecnologia da Informação e a Secretaria de Segurança do STJ estão fazendo investigações preliminares visando averiguar o noticiado vazamento de dados. Pelo que se apurou até o momento, não há nenhum registro de acesso não autorizado ao sistema de informática do tribunal, tampouco vazamento de informações de acesso restrito. Medidas preventivas estão sendo estudadas para reforçar a segurança da informação no STJ.

Secretaria de Comunicação Social do STJ