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Política

Datafolha mostra como eleitor interage nas redes sociais em BH, Recife e Rio

O índice de pessoas que diz que as redes sociais influenciam o voto também é baixo.

G1

26 de Outubro de 2016 - 14:15

Pesquisas Datafolha divulgadas nesta quarta-feira (26) mostram que quase a metade dos eleitores de Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro lê notícias sobre eleição, mas que a maior parte não compartilha nenhum conteúdo relacionado ao pleito ou aos candidatos na disputa. O índice de pessoas que diz que as redes sociais influenciam o voto também é baixo.

Em BH, 62% dizem ter contas em redes sociais; 25% afirmam compartilhar notícias sobre a eleição e os candidatos e 38% dizem não compartilhar. Dos entrevistados, 45% leem notícias sobre eleição.

Na capital mineira, apenas 8% dizem ter declarado o voto do 1º turno nas redes sociais, ante 54% que não o fizeram. Neste segundo turno, 9% declararam o voto na web. Dos ouvidos, 55% não seguem nenhum candidato na internet e 43% dizem que as redes não influenciaram o voto no 1º turno.

No Recife, 58% dizem ter contas em redes sociais; 23% afirmam compartilhar notícias sobre a eleição e os candidatos e 35% dizem não compartilhar. Dos entrevistados, 43% leem notícias sobre eleição.

Na capital pernambucana, apenas 11% dizem ter declarado o voto do 1º turno nas redes sociais, ante 47% que não o fizeram. Neste segundo turno, 10% declararam o voto na web. Dos ouvidos, 47% não seguem nenhum candidato na internet e 39% dizem que as redes não influenciaram o voto no 1º turno.

No Rio, 64% dizem ter contas em redes sociais; 28% afirmam compartilhar notícias sobre a eleição e os candidatos e 36% dizem não compartilhar. Dos entrevistados, 49% leem notícias sobre eleição.

Na capital fluminense, apenas 14% dizem ter declarado o voto do 1º turno nas redes sociais, ante 50% que não o fizeram. Neste segundo turno, 15% declararam o voto na web. Dos ouvidos, 53% não seguem nenhum candidato na internet e 42% dizem que as redes não influenciaram o voto no 1º turno.

Em BH, o instituto ouviu 1.119 eleitores; no Recife, 1.024 pessoas; e no Rio, 1.280 eleitores. A margem de erro das três pesquisas é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%.

As pesquisas estão registradas sob os números RJ-09035, MG-05855 e PE-6106 nos respectivos tribunais regionais eleitorais. Os levantamentos, realizados no dia 25 de outubro, foram encomendados pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.