Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul será lançada na próxima terça

Os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade do Planalto e Zona de Fronteira devem receber a imunização nesta etapa da campanha.

Notícias MS

27 de Outubro de 2016 - 14:52

Tendo se mantido nos últimos anos entre os três estados com melhor percentual de cobertura vacinal do País, Mato Grosso do Sul se destaca pela excelência do serviço oficial de defesa agropecuária.

Considerando esse resultado e a eficiência no cumprimento de duas etapas de vacinação ao ano, contra a febre aftosa em todo o rebanho durante os últimos oito anos, o MAPA autorizou a equiparação das estratégias de vacinação das regiões de Fronteira e Planalto no Estado ficando obrigatória a vacinação nos bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, no mês de novembro a partir deste ano.

Na região do Pantanal a vacinação é obrigatória nos animais cujos proprietários fizeram opção por vacinar em novembro.

Com o tema ‘Vacinação garante bons lucros’, a abertura oficial da campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul que acontece na próxima terça-feira, dia 1 de novembro, na Embrapa Gado de Corte, a partir das 8h30, contará com a presença das principais lideranças representativas do setor produtivo do Estado. A meta é imunizar 10 milhões de bovinos do rebanho sul-mato-grossense.

Trabalho da agência

Mato Grosso do Sul conta hoje com fiscalização móvel, postos fixos, ações de vigilância nas propriedades, cadastro georreferenciado de todas as propriedades de fronteira e a agência realiza intensa fiscalização durante o período de aplicação da vacina, visando garantir a eficiência dos trabalhos.

O Estado mantém há oito anos o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, sem nenhum incidente registrado, desde então.

Divisão das Regiões

Hoje, em Mato Grosso do Sul, os períodos oficiais de vacinação contra febre aftosa – para efeito de planejamento, execução e controle sanitário animal – dividem o Estado em três regiões sanitárias distintas que são a região 1, do planalto, a região 2, do Pantanal e a região 3, da fronteira.

Nesta segunda etapa da vacinação, que começa a partir de 1 de novembro, as regiões 1 e 3, aplicam a vacina de 1º a 30 de novembro com o prazo de 1º de novembro a 15 de dezembro para o registro. A região 2 vacina de 1º de novembro a 15 de dezembro e registra de 1º de novembro a 30 de dezembro.

Em todos os casos, o registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor, via web, no site http://www2.iagro.ms.gov.br/ ou em casos específicos, e a critério da IAGRO, em seus escritórios locais.

É prevista a possibilidade de antecipação da vacinação contra febre aftosa, até 15 dias do início das campanhas. O pedido pode ser feito por meio de requerimento enviado a Unidade Veterinária Local do município de origem da propriedade com as devidas justificativas. É proibida a vacinação de suídeos, ovinos e caprinos contra febre aftosa.

Controle

O controle da febre aftosa é fundamental para a economia do país, do ponto de vista econômico, pois é um importante componente de acesso aos mercados. Isso porque os países compradores de carne estabelecem fortes barreiras à entrada de animais suscetíveis à doença e aos produtos provenientes de regiões com ocorrência de aftosa, o que dá a Mato Grosso do Sul uma grande responsabilidade.

Desde a incidência da doença há 10 anos no estado, os bons resultados obtidos nas campanhas contra a febre aftosa, vem se repetindo. Aliada ao cumprimento de compromissos como a identificação individual de todo rebanho da fronteira e ações permanentes de vigilância, a excelência vacinal contribuiu significativamente para a liberação das exportações de carne bovina in natura da região de fronteira, para a União Europeia e adesão do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), medidas que vão ampliar a competitividade da carne produzida em Mato Grosso do Sul.

Serviço

Evento: Lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa em MS

Data: 01 de novembro de 2016

Horário: A partir das 8h30

Local: Embrapa Gado de Cote – Avenida Rádio Maia, 830 – Vila Popular, em Campo Grande.