Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Geral

Seminário debate destinação e tratamento adequado do lixo nos centros urbanos

O 1º Seminário de Limpeza Urbana acontecerá no auditório do Crea-MS.

Campo Grande News

05 de Novembro de 2016 - 07:16

Nos dias 17 e 18 de novembro será realizado em Campo Grande um seminário para debater a destinação e o tratamento adequado do lixo nos centros urbanos. O 1º Seminário de Limpeza Urbana acontecerá no auditório do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso do Sul).

Serão debatidos temas que estão no PRNS (Panorama da Política Nacional dos Resíduos Sólidos), Limpeza Pública no Brasil, Aspectos Jurídicos para atendimento da PRNS, Panorama da Coleta Seletiva no Brasil e Tecnologia de Tratamento de Chorume.

O evento, que é realizado pela ABLP (Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública) tem como público alvo todas as instâncias do Poder Público como Secretarias de Meio Ambiente estadual e municipais, Prefeituras de Mato Grosso do Sul, acadêmicos, técnicos da área e empresas do setor.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e condicionada à disponibilidade de vagas, que é limitada. Toda a programação e formulário de inscrição estão disponíveis no site do evento: www.limpezaurbanams.com.br.

Dados - Segundo estimativas da ABLP são produzidos 44 milhões e 895 mil toneladas de resíduos sólidos somente nos domicílios brasileiros por ano. Uma grande parte desses resíduos ainda é destinada de forma incorreta no Brasil.

Para o presidente da ABLP, João Gianesi Netto, após os seis anos da promulgação da lei que rege a PRNS, o país ainda trata inadequadamente seus resíduos, pois uma minoria de municípios atende o estabelecido na PNRS.

"Neste momento, entendemos que a principal meta é a erradicação dos lixões, que é o maior desafio para mais de 50% dos municípios brasileiros", declara.