Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Geral

Em Sidrolândia,1.908 estudantes vão fazer o Enem em seis escolas públicas

A seleção é a principal forma de acesso às Universidades Federais e fundamental para quem pretende uma bolsa de estudos ou financiamento estudantil em universidades particulares.

Flavio Paes/Região News

05 de Novembro de 2016 - 08:34

Neste fim de semana, 1.908 estudantes em Sidrolândia vão passar pela maratona de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A Polícia Militar vai reforçar a segurança na entrega dos malotes nos locais das provas e durante o dia inteiro. Serão 180 pessoas mobilizadas para atuarem na fiscalização e orientação dos candidatos.

Haverá provas nas escolas estaduais Sidrônio Antunes de Andrade (440 candidatos e 32 fiscais), Catarina de Abreu (396 candidatos e 32 fiscais) e nas escolas municipais, Pedro Aleixo (182 candidatos e 34 fiscais), Natália Moraes de Oliveira, (220 alunos e 22 fiscais). Porfiria Lopes Nascimento (396 alunos e 32 fiscais) e no Olinda Brito de Souza (288 alunos e 28 fiscais).

A seleção é a principal forma de acesso às Universidades Federais e fundamental para quem pretende uma bolsa de estudos ou financiamento estudantil em universidades particulares. Este ano, o Enem traz uma novidade: durante a aplicação das provas, os chefes de sala farão a coleta de dados biométricos dos participantes.

Na semana que antecede o Enem, os estudantes participaram de aulas especiais e de um simulado.  A ansiedade tomou conta dos estudantes que farão o Enem, como Gabrielle de Almeida Rodrigues, do 3º ano do ensino médio e que há três anos está se preparando para esta prova. “Estou muito ansiosa para a chegada do Enem, mas tenho boas expectativas, até porque tive professores ótimos, que me deram muitas dicas e trabalharam formas dinâmicas para que houvesse um aprendizado diferenciado. Sou grata por todo o conhecimento adquirido e me sinto pronta para o Enem, vou dar o meu melhor e fazer valer a pena o esforço de cada professor”, contou a estudante.

Depois de uma rotina pesada de estudos, revisões e simulados, agora é hora de descansar. “Os alunos devem tirar a sexta para relaxar e não pensar em estudo, pois eles já fizeram isso ao ano todo”, destacou o professor de Língua Portuguesa e Literatura, Alan Silus. O professor explica que neste momento é importante manter a calma para não perder a concentração.

Provas

De acordo com o Inep, os portões de acesso serão abertos às 12h (11h em MS) _ e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). O exame terá início às 13h30 (horário oficial de Brasília) e será composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.

Hoje a prova terá duração de quatro horas e meia e conteúdos de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, os candidatos terão cinco horas e meia para concluírem as provas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e fazerem a redação.

Cada Participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta. É necessário, também portar um documento de identificação original com foto e o cartão de confirmação de inscrição.

Adiamento

O Ministério da Saúde (MEC) divulgou ontem, a lista de escolas ocupadas onde o Enem será adiado. Em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Inep, 488 pessoas terão de fazer as provas nos dias 3 e 4 de dezembro.