Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Geral

Órgão acusa Banco do Brasil de chantagear empresários para liberar crédito

A situação, segundo o órgão, foi constatada em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Campo Grande News

30 de Novembro de 2016 - 14:25

A Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) está acusando gerentes do Banco do Brasil de chantagear empresários que buscam crédito do FCO (FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). A situação, segundo o órgão, foi constatada em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Em nota enviada à imprensa, o superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes de Oliveira, afirma que durante viagem aos estados do Centro-Oeste na semana passada, recebeu reclamações de empresários que dizem ser vítimas do modo de atuação da instituição financeira.

Segundo a Sudeco, a situação acontece quando, após ter o projeto aprovado, os empresários são pressionados pelas gerências a adquirir produtos ou serviços do Banco do Brasil, como títulos de capitalização, seguro e poupança.

“Alguns clientes disseram que chegam até a desistir da operação. Membros de associações comerciais não procuram o financiamento por se sentirem chantageados”, destacou o superintendente.

Na reunião que teve com Antônio Carlos na semana passada, o representante do Banco do Brasil, José Calos Martins da Silva, disse que a prática é proibida por atos normativos da instituição e pediu que o superintendente desse os nomes dos gerentes que teriam agido nesse sentido, bem como nomes dos empresários prejudicados.

De acordo com a nota, o superintendente disse que não iria fornecer os nomes e alegou que o banco "dispõe de meios para chegar rapidamente a esses nomes, bastando, para tanto, cruzar as informações constantes dos cadastros dos tomadores empréstimos".

O Banco do Brasil não comentou o assunto até o fechamento desta matéria.