Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Política

Diretores-gerais dos TREs avaliam Eleições 2016 e já planejam de 2018

O encontro foi em Brasília.

Midiamax

02 de Dezembro de 2016 - 15:21

Os diretores-gerais de todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país se reuniram no evento “Avaliação das Eleições”, que vai dar subsídio para o planejamento do pleito geral de 2018. A diretora-geral do TRE-MS, Letânia de Brito Coutinho, participou do encontro, que ocorreu na sede do TSE, nessa quarta (30) e quinta-feira (1º).

Para o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maurício Melo, as eleições municipais deste ano transcorreram de forma muito tranquila graças à eficiência de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e o produto do trabalho competente que vem sendo disseminado ao longo do tempo na Justiça Eleitoral.

Ele explicou que o objetivo da Avaliação das Eleições é fazer um balanço da eficácia das decisões e ações sugeridas em 2014, análise qualitativa e quantitativa dos números de 2016 e o início do planejamento para as Eleições 2018, com viés na crise pela qual o Brasil está vivenciando.

O encontro é a segunda etapa da avaliação que começou com a coleta de informações junto aos Regionais e suas respectivas Zonas por meio de questionário. A terceira etapa será a consolidação das avaliações em um relatório que será divulgado ainda em dezembro deste ano.

O evento também discutiu e avaliou temas como urnas eletrônicas, Processo Judicial Eletrônico (PJe), prestação de contas de campanha, mesários e responsabilidade socioambiental.