Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Revelação sobre cena não consentida de sexo em "O último tango em Paris" revolta Hollywood

Atores criticaram Marlon Brando e diretor Bernardo Bertolucci após ressurgimento de entrevista. Em vídeo de 2013, cineasta admite que atriz não sabia como seria cena.

G1

05 de Dezembro de 2016 - 15:27

Astros de Hollywood criticaram nos últimos dias o diretor Bernardo Bertolucci e o ator Marlon Brando, depois de ressurgir na internet uma entrevista em que o cineasta admite ter filmado uma cena não consentida de sexo em "O último tango em Paris", filme de 1972.

No vídeo de 2013, republicado por uma ONG espanhola em novembro, Bertolucci conta que a atriz Maria Schneider, na época com 19 anos, não sabia o que aconteceria na cena em que Paul, personagem de Brando, usa manteiga como lubrificante na amante Jeannie. A sequência é uma das mais famosas e polêmicas da história do cinema, e intensificou a censura ao longa ao redor do mundo.

"A sequência da manteiga foi uma ideia que tive com Marlon na manhã anterior à filmagem", lembrou o diretor. "Fui horrível com Maria, porque não lhe disse o que iria acontecer". Segundo ele, a intenção era que Schneider reagisse "como uma menina, não como um atriz".

"Para todas as pessoas que amam esse filme, o que vocês estão vendo é uma garota de 19 anos ser estuprada por um homem de 48. O diretor planejou o ataque", acusou a atriz Jessica Chastain, em uma publicação no Twitter. Evan Rachel Wood republicou o comentário de Chastain, e classificou a situação como "dolorosa e ultrajante". "Os dois são indivíduos muito doentes para pensar que estava tudo bem."

Chris Evans também comentou o caso nas redes sociais. "Eu nunca vou olhar para este filme, Bertolucci ou Brando da mesma forma. Isto é além de nojento. Sinto muita raiva."

"Todas as cópias deste filme devem ser destruídas imediatamente. Ele contém uma violação real e agressão sexual", pediu a atriz Jenna Fischer. Já Lena Dunham, estrela da série "Girls", mandou uma mensagem a Schneider, que morreu de câncer em fevereiro de 2011: "Eu sinto muito que a arte tenha se tornado dor ao invés de libertação para você".

Culpado, mas não arrependido
No vídeo, Bertolucci conta que não voltou a ver a atriz depois das gravações do filme, porque "ela o odiava". O diretor afirma que se sente culpado pelo episódio, mas que não se arrepende da decisão. "Para fazer filmes, e obter algo, às vezes precisamos ser completamente frios."

Em uma entrevista de 2007 ao "Daily Mail" citada pela imprensa internacional, Schneider afirma que se sentiu humilhada e "um pouco estuprada" durante as filmagens de "O último tango". A atriz contou que a cena não estava no roteiro original e que foi informada sobre o conteúdo pouco antes da filmagem, mas disse que não não houve sexo real.

"Marlon me disse: 'Maria, não se preocupe, é só um filme'. Mas durante a cena, mesmo que o que Marlon estava fazendo não fosse real, eu estava chorando lágrimas de verdade", lembrou. "Eu estava com tanta raiva. Eu deveria ter ligado para o meu agente ou ter pedido que meu advogado fosse ao set porque você não pode forçar alguém a fazer algo que não está no roteiro, mas na época eu não sabia disso."