Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Senar entrega a pequenos produtores mudas de capim que podem aumentar a produção do gado leiteiro

Entre os que receberam as mudas estão assentadas como dona Claudia Nantes, do Assentamento Bafo da Onça e Malvina Ferreira Lopes, do Eldorado 2.

Flávio Paes/Região News

21 de Fevereiro de 2017 - 15:51

Um grupo de 16 pequenos produtores que se dedica à pecuária leiteira nos assentamentos de Sidrolândia, recebeu nesta terça-feira mudas de seis variedades de leguminosas indicadas para reforçar a alimentação do gado, sobretudo no período de estiagem.

Estas mudas foram plantadas em setembro, durante a Exposição Agropecuária, quando se realizou um dia de campo, oportunidade em que assentados puderam assistir quatro palestras (cada uma de 30 minutos) ministradas por especialistas.

Só agora estas mudas atingiram o estágio adequado de corte para serem transplantadas e reproduzidas em viveiros nos lotes, podendo garantir mudas suficientes ao plantio de 0,5 hectare de capim volumoso.

Os assentados receberam 2 metros de cada variedade, a mais recomendada delas, a capiaçu, desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite, sediada em Minas Gerais, com 11% de proteína, pode garantir melhores níveis de produtividade mesmo no período de estiagem, quando a pastagem fica comprometida. Em 50 dias de cultivo está pronto para o corte, chega a 5 metros de altura e proporciona 50 toneladas de produção de volumoso numa área de um hectare.

Entre os que receberam as mudas estão assentadas como dona Claudia Nantes, do Assentamento Bafo da Onça e Malvina Ferreira Lopes, do Eldorado 2. Ambas destacaram a importância deste suporte técnico proporcionado pela Famasul/Senar, para melhorar o desempenho do rebanho. Ela já participou 10 cursos de capacitação oferecidos pelo Serviço Nacional da Atividade Rural.  

Foto: Reginaldo Mello/Região News

Senar entrega a pequenos produtores mudas de capim que podem aumentar a produção do gado leiteiro

Claudia Nantes, do Assentamento Bafo da Onça com a técnica do SENAR -

Segundo a representante do Senar, Ana Carolina Bataier, em Sidrolândia 50 pequenos produtores de leite são atendidos pelo programa ATEC (Assistência Técnica e Gerencial). Todo mês um técnico visita as propriedades e orientam o produtor.