Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Prefeitura afronta Ministério Público, mobiliza pessoal e equipamentos para retirar entulho de construção particular

A fiscalização tem sido implacável inclusive com quem não deixou o entulho nas calçadas, mas num terreno vizinho, com a autorização do proprietário

Flávio Paes/Região News

19 de Março de 2017 - 23:25

A Prefeitura de Sidrolândia mobilizou na manhã desta sexta-feira funcionários, três caminhões e uma pá-carregadeira para retirar entulhos de uma construção numa área nobre da cidade, na Rua Rio Grande do Sul. Numa afronta ao Ministério Público, despejou todo o resíduo no lixão, que por determinação da Promotoria foi fechado no final do ano passado.

Toda a operação foi registrada em vídeo pela reportagem do Região News que flagrou a equipe trabalhando dentro da propriedade particular e depois acompanhou o descarte do material.

Foto: Região News

Prefeitura afronta Ministério Público, mobiliza pessoal e equipamentos para retirar entulho de construção particular

O curioso é que enquanto este contribuinte teve o apoio do poder público para dar uma destinação final ao entulho da sua construção, vários proprietários estão sendo autuados pelo setor de fiscalização da Prefeitura por deixar o material na calçada ou até mesmo dentro de terrenos particulares, enquanto o município não providencia uma nova área de descarte.

A fiscalização tem sido implacável inclusive com quem não deixou o entulho nas calçadas, mas num terreno vizinho, com a autorização do proprietário. Os fiscais não aceitam o argumento de que o material está fora do passeio público e que é mantido ali porque a cidade não dispõe de um aterro (seja público ou particular) aonde pudesse ser despejado.

Enquanto o dono da construção na Rio Grande do Sul se livrou do entulho, com o apoio do poder público, a mesma sorte não teve o proprietário de um imóvel em obras na Rua Goiás. Como as empresas de caçambas suspenderam suas atividades, ele não teve outra alternativa, a não ser deixar o material na calçada.

Foto: Região News

Prefeitura afronta Ministério Público, mobiliza pessoal e equipamentos para retirar entulho de construção particular

Proprietário de imóvel em obras na Rua Goiás teve que deixar o material na calçada.

As empresas que locam caçambas, estão praticamente há três meses sem prestar serviço e seus pátios lotados. Na Eldorado, por exemplo, há 24 caçambas, na Constru&Cia outras seis, todas carregadas de entulho porque não há um local onde o material possa ser descarregado.

O empresário Jair do Nascimento, do Eldorado, recorreu ao Ministério Público na tentativa de ser autorizado a descarregar pelo menos este entulho já recolhido. A Promotoria o aconselhou a procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.