Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 17 de Abril de 2024

Política

Waldemar denuncia situação crítica da saúde na aldeia Córrego do Meio que está sem atendimento

A situação foi denunciada na Câmara Municipal pelo vereador Waldemar Acosta que cobrou providências do coordenador regional da Sesai, Edmilson Canalle.

Flávio Paes/Região News

19 de Março de 2017 - 21:47

A Aldeia Córrego do Meio está sem atendimento médico desde o início do ano. É que a camionete usada para transportar o médico e trazer à cidade pacientes em caso de urgência, está estragada e até agora a coordenação regional da Secretaria de Saúde Indígena não levou o veículo para o concerto.

A situação foi denunciada na Câmara Municipal pelo vereador Waldemar Acosta que cobrou providências do coordenador regional da Sesai, Edmilson Canalle. Ele revelou que recentemente o pai de uma criança com problemas de saúde, se arriscou, a trazendo de motocicleta à noite para ser atendida na cidade.   

O posto de saúde da aldeia, inaugurado em 2005, nunca recebeu reforma, está em situação precária de manutenção. Há infiltração nas paredes, goteiras por causa das telhas quebradas. Desde o início do ano a geladeira está estragada, comprometendo a conservação de vacinas, insulina e medicamentos para a inalação. Os 12 indígenas diabéticos estão sem fita para medir a glicemia. O autoclave, usado na esterilização de equipamentos, também está estragado.