Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Política

Novo sistema eleitoral não é para proteger ninguém, diz Maia

O deputado é defensor do sistema de voto em lista fechada para a eleição de deputados federais, deputados estaduais e vereadores.

G1

21 de Março de 2017 - 09:45

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (21) que a discussão sobre um novo sistema eleitoral para 2018 não é para proteger ninguém. Para ele, há na sociedade informações “que não são verdade” sobre os modelos que estão em debate.

O deputado é defensor do sistema de voto em lista fechada para a eleição de deputados federais, deputados estaduais e vereadores. Críticos à proposta afirmam que o modelo pode proteger quem tem mandato atualmente.

“Que a gente possa explicar para a sociedade que nenhum deles (modelos em debate) está aí para proteger ninguém, todos os sistemas que estão sendo discutidos já existem. Existem em democracias consolidadas”, disse.

As afirmações foram feitas durante a abertura do Seminário Internacional sobre Sistemas Eleitorais, evento organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Câmara dos Deputados.

“Esse tema hoje está na sociedade, está nos meios de comunicação, muitas vezes com informações, vamos dizer assim, que não são a verdade sobre esses modelos”, afirmou.