Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Mato Grosso do Sul debate gás natural em encontro do Codesul

A intenção de tratar o tema no âmbito do Codesul é que futuramente as distribuidoras da região Sul se unam e formem um consórcio para a direta compra do gás natural.

Notícias MS

23 de Março de 2017 - 15:16

O diretor-presidente da Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), Rudel Trindade Junior, participou hoje (22), em Curitiba, de um encontro do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) que debateu as mudanças nas políticas públicas do gás natural.

Durante a reunião foram abordadas questões como mudança no artigo 25 da Constituição Federal que trata da concessão para exploração de gás natural, a tarifação do transporte por distâncias e a negociação com a Bolívia. “Foi um pedido do governador Reinaldo que se colocasse em pauta na reunião do Codesul a questão do gás natural para que futuramente as distribuidoras do Sul se unam e façam um consórcio para a compra do gás da Bolívia. Foi um encontro muito positivo e já temos outras reuniões agendadas”, disse o diretor-presidente.

Ainda segundo Trindade o tema mais debatido foi a interpretação flexível do artigo 25 da Constituição com relação a distribuição de gás natural. “Existe um ‘lobby’ por parte de alguns segmentos que entendem que os grandes clientes das distribuidoras poderão ser abastecidos diretamente pela ANP, o que seria muito prejudicial para as Companhias, para a composição de suas receitas. Neste caso foi acordado que cada representante do Codesul encaminhará para os governadores o pedido de intervenção neste assunto”, explicou.

Também participaram do encontro o secretário do Codesul/SC, Amauri Cantú; o secretário de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Artur Lemos; o presidente da SulGÁS, Claudemir Bragagnolo; presidente da SCGÁS, Cosme Polese; o presidente da Compagás, Fernando Ghignone e outros.