Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Energisa investirá R$ 221,1 milhões em MS para expandir e melhorar atendimento

O montante será aplicado na expansão do mercado, melhoria da qualidade do serviço e atendimento, trazendo benefícios diretos à população.

Campo Grande News

24 de Março de 2017 - 15:42

A Energisa vai investir R$ 221,1 milhões em Mato Grosso do Sul em 2017 para garantir maior oferta de energia para a sua área de concessão, que abrange 74 municípios. O montante será aplicado na expansão do mercado, melhoria da qualidade do serviço e atendimento, trazendo benefícios diretos à população.

O diretor-presidente da companhia, Gioreli de Sousa Filho, ressalta o compromisso da distribuidora com o bem estar dos clientes.

“Nosso objetivo é melhorar continuamente a qualidade dos serviços e contribuir, cada vez mais, para o crescimento da região, além de prover condições para o desenvolvimento sustentável do Mato Grosso do Sul”, ressalta, diretor-presidente da distribuidora”, pontua.

O montante previsto para ser aplicado este ano vem coroar os investimentos dos últimos três anos. Ranking da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) sobre a qualidade das 62 concessionária de energia no país com mais de 400 mil clientes apontou a Energisa como a quarta melhor em 2016. Levando em consideração a pesquisa de 2015, a companhia subiu 11 posições.

Essa análise leva em conta o chamado DGC (Desempenho Global de Continuidade), formado pelos valores apurados de duração e frequência das interrupções de energia elétrica em relação aos limites estabelecidos pela reguladora.

Segundo a empresa, foram consumidos 4.903,2 Gwh de energia ano passado no estado, 1,4% a menos que em 2015. A classe residencial, que representa 35% do mercado total na área de concessão, teve crescimento de 0,4% no consumo, conforme a assessoria de imprensa.

Já o setor industrial, que responde por 20% no mercado total, registrou redução de 4,6%. A quantidade de ligações clandestinas também teve queda graças a um trabalho intenso de combate às irregularidades, que segundo Giroeli prejudicam a todos: a população, o governo e a empresa. A queda na perda pelos gatos foi de 0,2 p.p.

Outros investimentos – No decorrer do ano passado, a Energisa desenvolveu vários projetos de eficiência energética, como o Espaço Energia, que reúne de forma interativa técnicas para melhor uso da energia. No local são trabalhados durante as visitas temas como sustentabilidade, fontes alternativas de energia, hábitos de consumo e tecnologias em equipamentos eficientes. Mais de 20 mil pessoas conheceram o projeto desde abril.

A empresa também concedeu créditos financeiros na conta de energia por meio da troca de material reciclável no projeto Conta Cidadã. Todo o material reunido foi encaminhado à reciclagem. Foram recolhidas 55 toneladas de descartes de 5.483 clientes.

Outra iniciativa, a chamada “Nossa Energia”, leva uma unidade móvel de educação principalmente para desenvolver ações educativas em escolas ou praças públicas com atividades para a população. No local são ministradas palestras, teatros, sorteios de equipamentos eficientes e atendimento para cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica.

Consumidores residenciais de Campo Grande, Corumbá e Dourados puderam comprar uma nova geladeira ou ar-condicionado com 40% de desconto e ainda contribuir com uma entidade filantrópica por meio do projeto “Energia Solidária”. Todos trocaram suas máquinas antigas por novas em lojas parceiras.

Também foi desenvolvido projeto de educação e geração de renda na comunidade quilombola Furnas do Dionísio em Jaraguari, que levou ao local uma unidade de processamento de produtos oriundos da cana-de-açúcar (rapadura e melado) e da mandioca (farinha de mandioca e polvilho), da atividade extrativista (baru, macaúba e pupunha) e a reforma e ampliação de uma área multiuso para a comunidade.