Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Em visita, ministro da Agricultura diz que MS tem excelente carne

Ministro foi direto para uma churrascaria, ao lado do governador Azambuja. Maggi irá a inauguração de Laboratório de Biossegurança para a Pecuária.

G1 MS

30 de Março de 2017 - 16:39

Um dia depois do governo anunciar regras mais rigorosas no controle de frigorífios, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visita Mato Grosso do Sul para compromissos oficiais.

Maggi desembarcou na Base Aérea de Campo Grande às 12h40, foi recebido pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e por senadores e deputados federais do estado e seguiu com direto para almoço em uma churrascaria.

"Mato Grosso do Sul tem um excelente carne e a gente vai aproveitar pra saborear agora aqui e quero ver se ela é melhor que a de Mato Grosso e Cuiabá", disse o ministro.

Questionado pela imprensa, Maggi falou também sobre outros dois assuntos: as férias coletivas da JBS e a previsão da abertura dos frigoríficos interditados. A respeito das férias coletivas de 20 dias para funcionários de 10 das 36 unidades de abate de bovinos espalhadas pelo Brasil a partir da próxima segunda-feira (3), Maggi comparou o problema ao fluxo de vendas da carne e abertura do mercado da carne brasileira, a um engarrafamento inesperado em uma rodovia.

"Temos um problema nesse momento de sequência de tudo que estava sendo feito, ou seja, você vinha numa velocidade a 100 km por hora todos os carros andando na mesma velocidade e de repente você para. É claro que faz um engarrafamento e voltar tudo isso a funcionar vai demorar algum tempo. O mercado já não estava bom, mercado interno já estava enfraquecido e com essa parada do mercado externo as coisas se agravaram. Eu trabalho muito, torço e vai dar tudo certo, vamos retomar tudo isso, mas teremos algum tempo de percalços, algumas coisas que deverão ser melhor avaliadas e analisadas", disse.

Blairo falou sobre os frigoríficos interditados e ainda sobre os 21 investigados pela Polícia Federal, por irregularidades que vão do pagamento de propina a fiscais até a venda de carne estragada ou vencida e prometeu transparência.

"Estamos com todas as auditorias na rua, temos 21 que já foram mandados fiscais, mas recolhemos produtos de todas elas que estavam nos mercados. Em 22 estados da federação brasileira encontramos esses produtos; já tivemos 12 laudos sem nenhum problema, os outros estão nos laboratórios do Ministério da Agricultura e assim que tiver nós vamos comunicar. O Ministério da Agricultura vai ser o mais transparente possível, e tudo que pode ser, e vamos informando a cada passo que as coisas forem acontecendo. Trabalho muito para que tudo isso fique restrito as 21 plantas e informar a sociedade e os consumidores o que está acontecendo".

Agenda
Em seguida, Maggi irá participar da inauguração do Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária (Biopec), instalado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte, na capital sul-mato-grossense. À noite, Maggi participa da abertura da 79ª Expogrande, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Laboratório
Segundo a Embrapa, o Biopec será a primeira estrutura do Brasil de laboratórios de alto nível de biossegurança para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em bovinos, aves e suínos e, pode também ser utilizado em outras cadeias produtivas de carne.

O laboratório conta com um conjunto de instalações que aumenta a capacidade do Brasil de garantir a qualidade sanitária dos rebanhos.

Expogrande
Ainda de Campo Grande, o ministro também irá visitar a maior exposição agropecuária do estado: a Expogrande 2017, que começa nesta quinta-feira (30).