Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Esporte

Daniel Cormier fala de polêmica com toalha em pesagem: "Balança errada"

Atual campeão meio-pesado, que coloca o cinturão em jogo contra Anthony Johnson, no UFC 210, afirma que se surpreendeu ao não conseguir bater peso pela primeira vez

Combate.com

08 de Abril de 2017 - 07:54

O dia anterior ao esperado combate entre Daniel Cormier e Anthony Johnson, válido pelo cinturão dos pesos-meio-pesados, que será a luta principal do UFC 210, foi bastante agitado para o atual campeão da categoria. Isso porque, na pesagem oficial, realizada na manhã desta sexta-feira, "DC" precisou se pesar duas vezes para conseguir chegar aos 93kg. O fato de subir na balança, inclusive, já foi uma "brecha" nas regras que afirmam que o lutador deve se pesar uma única vez, em um período de duas horas. No entanto, segundo Tony Giardina, diretor executivo da Comissão Atlética de Nova York (NYSAC), em caso de disputas de títulos, o atleta tem mais duas horas para aferir o peso.

Porém, apesar disso, a grande polêmica do dia foi quando Daniel Cormier, após pesar 500g acima dos 93kg exigidos na primeira vez em cima da balança, retornou depois de dois minutos e chegou ao peso necessário, teoricamente, com o auxílio de uma toalha. O truque consiste em apoiar as mãos sobre a toalha e "transferir" o peso, ficando aparentemente mais leve. Após a cerimônia de pesagem e a encarada com Anthony Johnson, o campeão meio-pesado deu seu ponto de vista sobre a situação e negou ter feito a ação ilegal. 

- Foi uma loucura, eu tinha pesado nos bastidores e estava ok, vim confiante que iria conseguir. Estava mais difícil do que normalmente é, mas achamos que tínhamos conseguido, só que a balança estava errada. Até me surpreendi. Mas fomos para trás do banner e eles me informaram que as regras em Nova York permitem que você se pese uma segunda vez. E se você não conseguir, você tem mais duas horas para chegar ao peso ideal. Isso me deixou mais confiante para voltar lá - disse Cormier, em entrevista coletiva após a cerimônia de pesagem.  

De acordo com o campeão meio-pesado, que chegou a dizer que usou a toalha somente para cobrir sua genitália, a idade avançada (38 anos) começa a pesar no processo de corte de desidratação. No entanto, Daniel Cormier afirmou que as regras da NYSAC o deixaram tranquilo que iria conseguir chegar aos 93kg. 

- Teria chegado ao peso nessa segunda vez ou nas próximas duas horas permitidas. Tinha apenas 500g acima, teria conseguido de qualquer maneira. Mas as últimas duas vezes que cortei peso foram bem difíceis. Estou ficando mais velho, com 38 anos e lutando em uma categoria que não é a mesma na qual eu comecei minha carreira - concluiu

O Combate transmite o UFC 210 ao vivo e com exclusividade neste sábado a partir de 19h05 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real, e exibe as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo ao vivo. Confira o card atualizado:

UFC 210
8 de abril, em Buffalo (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Daniel Cormier x Anthony Johnson
Peso-médio: Chris Weidman x Gegard Mousasi
Peso-palha: Cynthia Calvillo x Pearl Gonzalez
Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Patrick Côté
Peso-leve: Will Brooks x Charles do Bronx
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h15, horário de Brasília):
Peso-pena: Myles Jury x Mike de la Torre
Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Sean Strickland
Peso-pena: Shane Burgos x Charles Rosa
Peso-meio-pesado: Patrick Cummins x Jan Blachowicz
Peso-leve: Josh Emmett x Desmond Green
Peso-leve: Gregor Gillespie x Andrew Holbrook
Peso-galo: Katlyn Chookagian x Irene Aldana
Peso-mosca: Magomed Bibulatov x Jenel Lausa