Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Esporte

Tanquinho quer que Sterling seja atalho para acelerar entrada no top 5

Com plano de lutar quatro vezes em 2017, brasileiro afirma que a trocação do americano não assusta e quer triunfo para "entrar mais ainda no mapa" do peso-galo

Combate.com

15 de Abril de 2017 - 10:00

São apenas duas lutas no Ultimate. Na primeira, aceita em cima da hora, Augusto Tanquinho acabou nocauteado para o hoje campeão do peso-galo (até 61kg) Cody Garbrandt. Depois, recuperou-se com triunfo por decisão dividida sobre Frankie Saenz. O resultado parece ter deixado o brasileiro com moral no evento. Neste sábado, ele enfrentará Aljamain Sterling, número 8 da divisão, no "UFC: Johnson x Reis", em Kansas City (EUA), e pretende fazer do americano um atalho para chegar mais rápido ao top 5.

- Não esperava por ele. Estava em contato com o UFC há um tempo, deram alguns nomes para mim e aceitei todos. O Sterling era um dos nomes. Fiquei feliz com a luta, por ser alguém do ranking, porque eu queria enfrentar algum ranqueado. Foi isso que pedi para o UFC: pegar alguém no ranking porque quero entrar no ranking, subir degraus e chegar lá no top 5 logo. Essa é uma boa luta para me botar mais ainda no mapa da divisão. Meu plano é fazer quatro lutas este ano. Fiz uma em janeiro, faço a segunda agora em abril, se Deus quiser saio com a vitória e na terceira luta no ano já quero pegar um top 5. Vamos ver como chego para a última luta. Na luta que fiz com o Cody foi uma coisa totalmente diferente do que estou acostumado, tive cinco dias para a luta, estava acima do peso, tudo mais. Não tive treinamento adequado. Queria um top 15, top 10... Quem viesse, eu queria enfrentar. Queria que o UFC acreditasse em mim, me ofereceram o Aljamain, e agora é fazer a minha parte com uma boa luta - afirmou, em entrevista ao Combate.com.

A boa posição de Sterling no ranking não deixa Tanquinho temeroso em relação ao rival. Pelo contrário. O brasileiro esbanjou tranquilidade ao analisar os pontos fortes e fracos do americano.

- Ele é um cara bem atlético, se movimenta muito, mas, na verdade, não faz muita coisa. Chuta bastante, não gosta muito de entrar na luta, se movimenta muito, tem bom wrestling, não sei se vai querer usar o wresting comigo, pode ser que tente levar a luta para o chão no fim do round, e é um cara perigoso, atlético. Vamos ver o que acontece. Acredito que ele não tenha uma parte em pé tão técnica. Ele soca, mas não tem uma combinação. Dá, um, dois socos só. Chuta bastante, o que pode ser bom para mim, já que posso catar a perna para derrubar. Essas são as brechas dele. Acredito na minha parte em pé também. Se é melhor que a dele, não sei, mas a dele não me assusta nem um pouco.

Nas últimas duas vezes que Sterling pisou no octógono saiu derrotado. Na primeira, contra Bryan Caraway. Depois, contra Raphael Assunção. Ambas por decisão dividida. Para Tanquinho, a última atuação do americano não serviu para mostrar muita coisa, porém, o revés diante de Caraway foi útil para os estudos do brasileiro.

- Acredito que da luta com o Caraway dá para pegar algumas coisas. Eles ficaram muito no clinche, na parte de wrestling. Com o Raphael já foi uma luta mais chata, ninguém fez muita coisa. Ele ficou movimentando, movimentando, um, dois, chute, um, dois, soco e acabou. Não acredito que tenha muita coisa para tirar dali. Um pouco da movimentação dele, mas quero abafar, botar pressão, para chegar numa hora de encurtar e grudar. Esse é meu carro-chefe. Se eu levar para o chão, estou bem. Ele movimenta muito e estou bem, tenho que ter paciência, achar o movimento certo e chegar nas posições - concluiu.

No sábado, o UFC Kansas City tem transmissão ao vivo e exclusiva pelo Combate a partir de 16h50 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real, e exibe as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo ao vivo.

UFC Fight Night
15 de abril, em Kansas City (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 21h, horário de Brasília):
Peso-mosca: Demetrious Johnson x Wilson Reis
Peso-palha: Rose Namajunas x Michelle Waterson
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Robert Whittaker
Peso-pena: Jeremy Stephens x Renato Moicano
CARD PRELIMINAR (a partir de 17h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Alexander Volkov x Roy Nelson
Peso-galo: Patrick Williams x Tom Duquesnoy
Peso-leve: Bobby Green x Rashid Magomedov