Imoveis a Venda | Classificados | Super Galeria | Videos

REDAÇÃO (67)3272-6466

Noticia de: 18 de Maio de 2017 - 09:31

Panfletagem marca Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Ao longo das últimas semanas pelo menos 2.500 crianças, da área urbana, zona rural e aldeias participaram de palestras.






 

Panfletagem marca Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes -
Foto: Divulgação


 
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados"
 

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira equipes da Secretaria de Assistência Social e do CREAS Cascatinha estão empenhados numa blitz educativa no centro da cidade em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

Quem passa de carro pela Avenida Dorvalino dos Santos, primeiro em frente da Estação Rodoviária e depois nas proximidades da Praça Central, está recebendo panfletos educativos e adesivos que buscam despertar a consciência das pessoas sobre a importância de denunciar os casos que tiver conhecimento as instituições que atuam na defesa e proteção das crianças e adolescentes.

Ao longo das últimas semanas pelo menos 2.500 crianças, da área urbana, zona rural e aldeias participaram de palestras, receberam material informativo a respeito da temática. 

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

O que é violência sexual?

É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.

É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso x Exploração

A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Prevenção

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Denuncie

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.









Flávio Paes/Região News


Reportar Erros



 


 
.
BRASILIA - DF

Com depredação de ministérios e confronto, ato em Brasília reúne 45 mil pessoas
MATO GROSSO DO SUL

Estado economiza R$ 14 milhões na compra de 195 viaturas policiais
BRASIL

Estudo analisa quase 80 mil pessoas e identifica 52 genes ligados à inteligência
BRASIL

STF mantém sessão apesar de protestos na Esplanada
 
 
  • Notícias
  • + Lidas

1

Estado economiza R$ 14 milhões na compra de 195 viaturas policiais

Leia mais


2

Estudo analisa quase 80 mil pessoas e identifica 52 genes ligados à inteligência

Leia mais


3

Quinta-feira deve ser de calor em MS e possibilidade de chuvas à tarde

Leia mais


4

Com depredação de ministérios e confronto, ato em Brasília reúne 45 mil pessoas

Leia mais


5

Ciclista morre ao ser atropelado por caminhão roubado; condutor fugiu

Leia mais








© Regiao News - Todos os Direitos Reservados.
contato@regiaonews.com.br
+ 55 67 3272 6466
Desenvolvido por:
MD-WEBMARKETING