Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

União Europeia multa Facebook em 110 milhões de euros por acordo com WhatsApp

Punição está relacionada a número de usuários das plataformas. Facebook disse que não poderia contabilizar contas, mas comissão descobriu depois que era possível.

G1

18 de Maio de 2017 - 15:41

Órgãos reguladores antitruste da União Europeia multaram o Facebook em 110 milhões de euros nesta quinta-feira (18) por fornecer falsas informações durante análise de seu acordo de aquisição do WhatsApp em 2014.

Chamando a multa de "proporcional e dissuasiva", a Comissão Europeia, que atua como fiscal da competitividade da UE, contou que o Facebook disse que não poderia combinar as contas de usuários em sua plataforma e no WhatsApp, mas dois anos depois lançou um serviço que faz exatamente isso.

"A Comissão descobriu que, ao contrário das declarações do Facebook em 2014 no processo de análise da fusão, as possibilidades técnicas para combinar automaticamente as contas de usuários no Facebook e no WhatsApp já existiam em 2014, e que a equipe do Facebook estava ciente de tal possibilidade", disse a Comissão.

O Facebook declarou que os erros cometidos em 2014 não foram intencionais, que a multa não revogaria a decisão da Comissão de aprovar a aquisição do WhatsApp e não tem relação com investigações separadas sobre questões de proteção de dados.

O Facebook também recebeu uma multa do regulador de dados francês de 150 mil euros na terça (16) por não impedir que dados de seus usuários fossem acessados por anunciantes.

Na semana passada, autoridades antitruste da Itália multaram o WhatsApp em 3 milhões de euros por obrigar usuários a concordar em compartilhar seus dados pessoais com o Facebook.