Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Chuvas provocam estragos e prefeitura decreta situação de emergência

Entre os prejuízos, estão fortes erosões nas margens do rio Salobra, desmoronamento de colchões de areias das pontes

Correio do Estado

19 de Maio de 2017 - 16:43

Prefeitura de Bodoquena decretou situação de emergência no município por conta das chuvas intensas que tem caído na cidade desde segunda-feira (15). Decreto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial.

De acordo com a publicação, chuvas provocaram enxurradas, alagamentos, transbordamento de rios e córregos, destruição e danos em estradas, pontes e tubulações, além de danificar residências e desalojar moradores nas áreas urbanas e rural.

Entre os prejuízos, estão fortes erosões nas margens do rio Salobra, desmoronamento de colchões de areias das pontes, destruição de placas de sinalização, destruição de tubulações de redes de água existentes, entre outros.

Ainda conforme o decreto, problemas causados pelas chuvas foram de situação de emergência, uma ez que podem ocasionar acidentes tanto aos moradores do município quanto a turistas.

Dessa forma, foi autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação e reconstrução dos estragos, sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Também foi autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com objetivo de dar assistência a população afetada pelo desastre.

Contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta, de prestação de serviços e obras relacionadas a reabilitação dos locais afetados ficam dispensadas de licitação, sem prejuízo da Lei de Responsabilidade Fiscal, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias.