Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Política

Prefeitura usa parque de máquinas para serviços particulares e atender colaboradores de campanha

Na sexta-feira, por exemplo, quem passou pela BR-060, saída para Maracaju, pode acompanhar o trabalho de uma equipe da Secretaria que fazia o tapa-buraco.

Flávio Paes/Região News

21 de Maio de 2017 - 21:13

Embora tenha um parque de máquinas sucateado, insuficiente para manter a malha viária urbana e rural, máquinas e equipamentos da Prefeitura de Sidrolândia têm sido flagrados em pleno horário de expediente executando serviços para atender particulares e apoiadores da campanha eleitoral.

As denúncias estão sendo encaminhadas para o Ministério Público e não se tem notícia até agora que o secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Nilo Cervo, tenha tomado qualquer providência para reverter esta situação.

Na sexta-feira, por exemplo, quem passou pela BR-060, saída para Maracaju, pode acompanhar o trabalho de uma equipe da Secretaria que fazia o tapa-buraco no acostamento de uma rodovia federal (cuja manutenção é de responsabilidade do DNITT) e mais grave, dentro de uma propriedade particular, a alça de acesso ao Posto Martinelli. O local teria sido o ponto de abastecimento dos veículos da campanha do então candidato Marcelo Ascoli.

Esta mesma sorte não está tendo os moradores de alguns trechos de ruas na área central como São Paulo, Jaime Ferreira Barbosa; Alagoas, onde mora o prefeito Marcelo Ascoli. Em alguns trechos destas vias, que foram recapeadas ano passado, surgiram buracos, a maioria deles, abertos pela Sanesul para identificar os vazamentos na rede de água. Nos bairros, a situação não é diferente.

Há remendos a fazer no pavimento de vias como a Rua Tutinha (no Bairro Sol Nascente). Na Rua Ponta Porã, quase esquina com a Marta do Céu (Bairro Cascatinha II) o asfalto foi destruído para implantação da tubulação de drenagem e o reparo não feito. Resultado, ficou uma cratera, onde a enxurrada fica acumulada, dificultando a entrada de carros na garagem.

Foto: Reginaldo Mello/Região News

Prefeitura usa parque de máquinas para serviços particulares e atender colaboradores de campanha

Rua Ponta Porã, quase esquina com a Marta do Céu (Bairro Cascatinha II) onde o asfalto foi destruído para implantação da tubulação.

No São Bento, na Rua Tomas Cáceres esquina com a Antônio Correa da Costa, há uma cratera que já provocou acidentes. “Um motociclista caiu e ficou bastante machucado”, informa dona Lizenete, dona do bar existente no local. “É um absurdo que não tenham resolvido esta situação. Além de acidentes, a gente sofre com a poeira na estiagem e barro, quando chove”.  

Na última sexta-feira, também foi surpreendido um ônibus do transporte escolar estacionado na Rua Pernambuco, enquanto o motorista aproveitou para fazer compras num supermercado e em estabelecimentos comerciais da área central.

Outro flagrante de uso de equipamentos foi registrado na Rua Tomas da Silva França, onde uma pá-carregadeira, dois caminhões e pessoal da Secretaria de Infraestrutura, em pleno expediente trabalharam na demolição de uma casa abandonada e levaram o entulho da construção para o lixão como se fosse material da Prefeitura. O lixão é vetado ao restante da população para depositar os entulhos que produzir em seus imóveis e construções.

O que se comenta é que o serviço particular teria garantido aos servidores envolvidos pelo menos R$ 1 mil, evidentemente, livre de qualquer custo com diesel e locação de equipamentos. A antiga proprietária do imóvel está presa por tráfico de drogas e o local teria se transformada em “boca de fumo”.

Depois que o imóvel foi vendido, o novo dono (que mora nas proximidades), recorreu a um amigo com influência na Secretaria de Infraestrutura, com quem negociou a demolição a um custo barato, sem o embaraço do recolhimento de taxas ao poder público.