Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

José Aldo luta por unificação de título no UFC Rio, e Belfort busca redenção

Campeão linear do peso-pena encara Max Holloway, dono do cinturão interino. Em má fase, "Fenômeno" encara o veterano Nate Marquardt na antepenúltima luta do evento

Combate.Com

03 de Junho de 2017 - 10:37

Depois de quase dois anos sem promover um evento no Rio de Janeiro, o Ultimate realiza a oitava edição do torneio na Cidade Maravilhosa, neste sábado, na Arena da Barra. Um dos brasileiros mais populares da organização, José Aldo será o encarregado de arrastar milhares de torcedores para as arquibancadas. O manauara - campeão linear do peso-pena -, enfrenta Max Holloway - dono do título interino -, no combate principal, em busca da unificação dos cinturões. 

Cada vez mais conhecido no Rio de Janeiro, José Aldo, cuja visibilidade aumentou após o lançamento do filme contando sua história de vida, em 2016, pisa no octógono um ano após superar, em julho do ano passado, Frankie Edgar, no UFC 200. Durante a semana, o manauara garantiu que Max Holloway está com medo de enfrentá-lo sob a pressão da torcida e, sem vencer por nocaute desde o UFC Rio 4, em 2013, contra Chan Sung Jung, o "Zumbi Coreano", espera não deixar o resultado nas mãos dos jurados. A ideia é liquidar o havaiano, seja na trocação, seja no jiu-jítsu.

Desafiante da vez, Max Holloway, enfim, disputará o cinturão linear. "Blessed", que se tornou o campeão interino ao despachar Anthony Pettis, em dezembro de 2016, acumula sequência de dez triunfos - uma das marcas mais expressivas da organização na atualidade. A sua última derrota se deu em 2013, justamente diante do último algoz de José Aldo: o irlandês Conor McGregor. 

Vitor Belfort Nate Marquardt UFC Rio 8 UFC 212 (Foto: André Durão) Belfort terá a torcida a seu favor no evento (Foto: André Durão)

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Vitor Belfort atravessa fase complicada, é bem verdade. Entretanto, a fama do "Fenômeno" - radicado nos Estados Unidos -, ficou clara no alvoroço promovido pela torcida durante a pesagem, na sexta-feira, quando anunciaram o nome do carioca. Nocauteado em seus três últimos compromissos - o revés para Kelvin Gastelum, porém, se transformou em "No Contest" após o americano ser pego no antidoping -, o atleta busca a redenção diante de Nate Marquardt, em seu penúltimo confronto previsto em contrato com o UFC.

Veterano assim como Belfort, Nate Marquardt, ex-campeão do Strikeforce, tem oscilado entre vitórias e derrotas. "The Great" superou Sam Alvey em janeiro deste ano, contudo na atual passagem pelo UFC, ele soma seis reveses e apenas três triunfos.

Embora seja o nome mais tarimbado desta edição, Vitor Belfort fará a antepenúltima disputa da noite. A co-luta principal ficará a cargo de Claudinha Gadelha e Karolina Kowalkiewicz, duas ex-desafiantes ao cinturão do peso-palha - ambas foram superadas pela polonesa Joanna Jedrzejczyk. A categoria é rasa, sem grandes opções de adversárias, e, quem vencer, se aproximará de uma nova oportunidade de lutar pelo título da representante da American Top Team.

Claudia Gadelha Karolina Kowalkiewicz encarada ufc 212 ufc rio 8 (Foto: André Durão)Claudia Gadelha terá mais uma polonesa no caminho, agora, é Karolina Kowalkiewicz (Foto: André Durão)

Dos 13 brasileiros deste evento, Paulo Borrachinha é um dos mais novatos na companhia. Nem por isso, o combate do mineiro é menos interessante - muito pelo contrário. Dono de um estilo provocador, o ex-atleta do Jungle Fight, que estreou no Ultimate em março, no UFC Fortaleza, ao atropelar Garreth McLellan, em pouco mais de um minuto, colocou a mão no rosto do rival Oluwale Bamgbose, na pesagem desta sexta. O clima esquentou, os pesos-médios foram apartados e fizeram crescer o interesse no combate. O nigeriano tem no currículo duas lutas contra brasileiros: vitória sobre Daniel Sarafian e tropeço contra Cezar Mutante. 

Paulo Borrachinha (Foto: André Durão)Paulo Borrachinha e Bamgbose se desentenderam e precisaram ser contidos (Foto: André Durão)

Se o card principal é onde estão as estrelas mais relevantes do show, no UFC Rio 8, um dos combates mais aguardados pelo público sela as preliminares. O experiente Raphael Assunção, de 34 anos, dá as boas-vindas ao estreante Marlon Moraes, 29, ex-campeão do WSOF e um dos atletas mais promissores do peso-galo. O duelo coloca frente a frente a bagagem do recifense, no UFC desde 2011, contra um dos lutadores mais promissores do país.

O Combate transmite o UFC Rio 8 (UFC 212) ao vivo e com exclusividade no próximo sábado, a partir de 19h15 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real e exibe as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo ao vivo. Na sexta-feira, site e canal exibem em vídeo ao vivo a pesagem cerimonial do evento, às 18h50. Confira o card completo:

UFC 212
3 de junho, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h, horário de Brasília):
Peso-pena: José Aldo x Max Holloway
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Karolina Kowalkiewicz
Peso-médio: Vitor Belfort x Nate Marquardt
Peso-médio: Paulo Borrachinha x Oluwale Bamgbose
Peso-meio-médio: Erick Silva x Yancy Medeiros
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h30, horário de Brasília):
Peso-galo: Raphael Assunção x Marlon Moraes
Peso-médio: Antônio Cara de Sapato x Eric Spicely
Peso-galo: Johnny Eduardo x Mathew Lopez
Peso-galo: Iuri Marajó x Brian Kelleher
Peso-palha: Viviane Sucuri x Jamie Moyle
Peso-meio-médio: Luan Chagas x Jim Wallhead
Peso-galo: Marco Beltrán x Deiveson Alcântara