Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Esporte

Wand e Sonnen se enfrentam em card do Bellator com Fedor e três cinturões

Organização aposta em nomes de peso para atrair público ao Madison Square Garden

Combate.com

24 de Junho de 2017 - 10:47

O Bellator vai realizar o seu card de número 180 neste sábado em Nova York. E para atrair o público ao icônico Madison Square Garden, a organização investiu em um card repleto de nomes conhecidos do grande público fã de MMA.

Wanderlei Silva x Chael Sonnen na pesagem do Bellator 180 (Foto: Evelyn Rodrigues)Wanderlei Silva x Chael Sonnen na pesagem do Bellator 180: chegou a hora tão aguardada (Foto: Evelyn Rodrigues)

 A começar por uma rivalidade que já dura pelo menos sete anos: Wanderlei Silva x Chael Sonnen. Os dois foram treinadores do TUF Brasil 3 (e chegaram a brigar nas gravações do programa). Agendado para julho de 2014, o duelo nunca se concretizou, primeiro porque Wand fugiu de um teste antidoping surpresa e acabou anunciando a sua própria aposentadoria logo depois e, segundo, porque Sonnen também foi forçado a pendurar as luvas depois de testar positivo para duas substâncias proibidas em dois exames diferentes. 

Quase três anos se passaram desde então, mas bastou o combate ser oficializado para o Bellator 180, que as provocações voltaram a todo vapor. Wand não compareceu a duas coletivas de imprensa para divulgar o evento, deixando o americano apreensivo. Na primeira, entrou por teleconferência, na segunda alegou que não viajaria para não "socar a cara do adversário antes da hora".

Na primeira encarada oficial dos dois em Nova York, mais faísca. O brasileiro começou a provocar Sonnen antes mesmo de se posicionar para o olho no olho, e depois de causar tumulto ao empurrar o falastrão, os dois acabaram separados pela segurança.

Wanderlei Silva x Chael Sonnen na pesagem do Bellator 180 (Foto: Evelyn Rodrigues)Wanderlei Silva x Chael Sonnen na pesagem do Bellator 180 (Foto: Evelyn Rodrigues)

 - Na verdade, isso é o começo do acerto de contas, porque quem fez isso lá no Brasil comigo foi ele, quem encostou em mim primeiro foi ele. Agora vai querer ficar longe? Agora não tem essa. Agora já começou a guerra e sábado vai ter o acerto de contas - disse Wand ao Combate.com logo após o incidente.

Chael, por sua vez, afirmou que o brasileiro é o maior rival de sua carreira, colocando o "Cachorro Louco" acima de Anderson Silva, com quem o americano entrou em atrito durante anos.

- Eu mal me lembro da rivalidade com o Anderson. Foi há tanto tempo…Eu lembro que houve bastante animosidade entre a gente, mas eu só tenho um inimigo nesse planeta inteiro e é o Wanderlei Silva. Não tenho nada contra ninguém, não há outra pessoa que eu considere um inimigo. Mas eu gosto dessa rivalidade, não acho que todos nós temos que nos dar bem, nós somos lutadores, esse é o nosso papel.  

FEDOR X MITRIONE

Considerado um dos maiores pesos-pesados de todos os tempos, Fedor Emelianenko é sempre um evento à parte quando entra no cage. O "Último Imperador", no entanto, teve um desempenho frustrante contra Fabio Maldonado, em duelo cuja vitória por decisão majoritária gerou polêmica, em 2016. O russo penou diante de um adversário tecnicamente inferior, que pertence à categoria de baixo e, portanto, é difícil prever como será a atuação de Fedor na co-luta principal do Bellator.

Fedor Emelianenko x Matt Mitrione (Foto: Evelyn Rodrigues)Fedor Emelianenko x Matt Mitrione: atletas estarão em rota de colisão no sábado (Foto: Evelyn Rodrigues)

 - Matt Mitrione é um oponente muito sério, ele tem uma boa reputação e um ótimo recorde e, para mim, é muito importante ter uma boa performance nessa luta. É, também, muito importante para mim estar de volta aos EUA.

Ex-atleta do UFC, Mitrione é o oponente da vez para Fedor. O americano é veterano como o russo, porém, possui 16 lutas na carreira, menos do que o dobro das 41 do rival. Desde que saiu do Ultimate, porém, ele venceu seus dois compromissos pela sua organização atual - ambas pela via rápida -, e a frequência com quem luta é maior do que a de Emelianenko.

CINTURÕES EM JOGO

Não é só a luta principal do Bellator 180 que interessa ao Brasil. Detentor do cinturão do peso-meio-médio, Douglas Lima vai defender o posto contra Lorenz Larkin que, assim como ele, também tem passagem pelo UFC. 

Douglas, que já havia faturado o título em 2014, o reconquistou no fim do ano passado ao nocautear o russo Andrey Koreshkov. Diante de Larkin, o atleta canarinho espera provar que pode bater "caras do UFC".

Douglas Lima x Lorenz Larkin (Foto: Evelyn Rodrigues)Douglas Lima e Lorenz Larkin disputam o cinturão do peso-meio-médio (Foto: Evelyn Rodrigues)

  - Essa luta é muito importante. Ele é um cara que veio do UFC, vem de duas vitórias muito grandes, é um nome grande no mundo do MMA e é o que eu preciso para a minha carreira: provar que posso ganhar desses caras do UFC também. Muitas pessoas falam que o cara do Bellator não pode competir com o cara do UFC e tenho a oportunidade de provar que eles estão errados. 

Diferentemente de boa parte dos lutadores, Larkin saiu do UFC com duas vitórias seguidas, contra Jorge Masvidal e Neil Magny. Ele estreia no Bellator já na condição de desafiante, mostrando que está em alta com os promotores do show.

A edição 180 traz, ainda, o reencontro entre Phil Davis, atual campeão dos meio-pesados, e Ryan Bader, desafiante ao cinturão. Os americanos se conhecem bem, afinal, se enfrentaram no "UFC: Gustafsson x Johnson", em 2015. Na ocasião, "Darth Bader" levou a melhor na decisão dividida.

Phil Davis x Ryan Bader (Foto: Evelyn Rodrigues)Phil Davis e Ryan Bader ficaram frente a frente na pesagem cerimonial (Foto: Evelyn Rodrigues)

O título do peso-leve também será posto em jogo neste sábado. Michael Chandler, um dos principais talentos do Bellator, está embalado por quatro vitórias consecutivas - as duas últimas contra Patricky Pitbull e Ben Henderson -, e tentará se manter na condição de campeão ante Brent Primus, invicto em suas sete lutas de MMA.

O Combate.com acompanha o Bellator 180 em Tempo Real no sábado, a partir de 21h (horário de Brasília). Confira o card completo:

Bellator 180
24 de junho, em Nova York (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Peso-meio-pesado: Wanderlei Silva x Chael Sonnen
Peso-pesado: Fedor Emelianenko x Matt Mitrione
Peso-meio-médio: Douglas Lima x Lorenz Larkin
Peso-leve: Michael Chandler x Brent Primus
Peso-leve: Aaron Pico x Zach Freeman
Peso-meio-pesado: Phil Davis x Ryan Bader
Peso-pena: James Gallagher x Chinzo Machida
Peso-meio-médio: Neiman Gracie x Dave Marfone
Peso-mosca: Heather Hardy x Alice Yauger
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Ryan Couture x Haim Gozali
Peso-casado: Jerome Mickle x Anthony Giacchina
Peso-meio-médio: John Salgado x Hugh McKenna
Peso-casado: Matt Rizzo x Sergio da Silva
Peso-casado: Bradley Desir x Nate Grebb