Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Consultor do Senai do RJ demonstra a empresários de MS como produzir na era da indústria 4.0

Com a palestra “Indústria 4.0: A Confecção do Futuro”, o gestor do Cetiqt explicou como funciona um processo produtivo pensando na indústria 4.0.

Daniel Pedra

28 de Junho de 2017 - 09:17

Gerente de tecnologia e educação do Senai Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), do Rio de Janeiro, Robson Wanka, falou a empresários do segmento do vestuário, na noite desta terça-feira (27/06), sobre a importância de começar a implantar uma cultura de indústria 4.0 no processo de fabricação.

A apresentação faz parte da programação gratuita do Inova Moda 2017, realizado em Campo Grande (MS) pelo Senai em parceria com o Sebrae/MS e com o Governo do Estado, por meio do Propeq (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios).

Com a palestra “Indústria 4.0: A Confecção do Futuro”, o gestor do Cetiqt explicou como funciona um processo produtivo pensando na indústria 4.0, visando mais qualidade, produtividade e suas tecnologias associadas. “O empresário não precisa necessariamente implantar todo o processo produtivo de 4.0, mas, em um futuro bem próximo, será exigido dele que implante uma cultura da 4.0, da otimização, da eficiência. A partir daí, ele vai buscando várias componentes do processo que vão gerar uma grande transformação, e que será a transição entre o costureiro e o gestor de costura”, exemplificou.

Ele completa que a indústria 4.0 é um processo, não sendo apenas chegar e comprar máquinas. “É uma cultura. Há muito o que fazer, mas é preciso começar. Para ser competitivo vamos ter que partir para um outro patamar de qualidade e produtividade e isso vai passar pela 4.0”, emendou.

Gerente do Senai Empresa de Mato Grosso do Sul, Rodolpho Caesar Mangialardo realizou a abertura da palestra e destacou que a instituição está preparada para facilitar o acesso do empresário às tecnologias e oportunidades advindas da indústria 4.0. “O Senai está de cabeça nesse processo da indústria 4.0, tanto nas inovações, para que a gente possa trazer as facilidades e oportunidades que estão ao redor do mundo para Mato Grosso do Sul, quanto nos desafios de novas pesquisas e desenvolvimento. Os benefícios são imensos, não exatamente dentro da indústria 4.0, ainda, mas as oportunidades que formam a base da indústria 4.0 já estão dando bastante recursos para as empresas”, avaliou.

Proprietária da RU Uniformes, confecção instalada em Campo Grande, Juliana Aranda afirmou que a palestra do gerente de tecnologia e educação do Senai Cetiqt serviu para abrir a mente sobre os conceitos da indústria 4.0. “A indústria 4.0 é muito mais do que imaginávamos. Parecia ser uma realidade distante, mas agora vemos que não só é possível começar a pensar com a cabeça da 4.0, como é necessário, e o empresário que não adotar essa cultura ficará para trás”, opinou.

Programação

28/06 – 8h às 18h30: Oficina de Desenvolvimento de Produto

29/06 – 8h às 18h30: Oficina de Modelagem

30/06 – 8h às 18h30: Oficina de Ficha Técnica

 

Serviço - O Inova Moda está sendo realizado na sede do Sebrae/MS, localizado na Avenida Mato Grosso, 1.661, em Campo Grande