Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Política

Aécio informa ao STF que fechará em julho escritório político em Belo Horizonte

Ele decidiu fechar o gabinete em razão da suspensão do mandato e do "corte do ressarcimento de suas despesas". Aécio está afastado das atividades parlamentares desde maio.

G1

28 de Junho de 2017 - 13:33

A defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que, em razão da suspensão do mandato, o tucano fechará em julho o escritório político que mantém em Belo Horizonte.

Aécio está afastado do mandato desde maio por determinação do ministro Edson Fachin, do STF, após a revelação das delações da JBS.

Em uma conversa gravada com um dos delatores, Joesley Batista, Aécio aparece pedindo R$ 2 milhões ao empresário para, supostamente, pagar a defesa dele na Operação Lava Jato.

A Procuradoria Geral da República afirma que o dinheiro era propina da empresa para o senador, que nega a acusação.

No documento, o tucano explicou que a medida de fechar o escritório foi tomada devido ao afastamento e ao "corte do ressarcimento de suas despesas" imposto pelo Senado.

"Tendo em vista a 'suspensão do exercício das funções parlamentares ou de qualquer outra função pública' determinada pelo em. Ministro Edson Fachin – medida que vem sendo devida e fielmente cumprida –, bem como o corte do ressarcimento de suas despesas imposto pelo Senado Federal, o Peticionário não tem alternativa, senão o fechamento de referido escritório. Assim, é a presente para informar que o fará em meados de julho", disse a defesa de Aécio no documento.

O plenário do Supremo deve julgar somente em agosto o recurso do senador contra o afastamento, após o recesso do Judiciário. Também será julgado pelos ministros o pedido de prisão de Aécio feito pela PGR.