Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Economia

Apple é condenada pela Justiça por propaganda enganosa sobre iPhones

Celulares possuem menos memória disponível que informado, diz Justiça

Midiamax

11 de Julho de 2017 - 10:26

A Apple foi condenada pela Justiça Estadual de São Paulo a retirar do ar "todo tipo de oferta enganosa" referente a capacidade de memória dos aparelhos iPad Air, iPad Mini, e iPhones 5 e 6. A medida deve ser cumprida em até 30 dias, e vale para anúncios de quaisquer plataformas (revistas, televisão, jornal, sites, etc.)

De acordo com a sentença, a Apple estaria informando erroneamente a memória dos aparelhos, dando a entender que os usuários tem acesso a capacidade bruta dos celulares. Entretanto, parte da memória é utilizada para manutenção do sistema operacional, diminuindo a quantidade de memória disponível para armazenamento.

Com a decisão a empresa deverá informar que aparelhos com memória bruta de 16 GB (gigabytes) tem, na verdade, memória disponível de 13 GB. No caso de aparelhos com 32 GB, restam 29 GB utilizáveis. Para apelhos com 64 GB, o usuário terá 61 GB, e assim por diante.

Caso a Apple não acate a decisão da Justiça em até 30 dias e substitua as propagandas sobre os aparelhos citados, pode pagar multa diária de R$ 100 mil. Da decisão da Justiça de São Paulo, cabe recurso às instâncias superiores.

A Apple alega que é impossível dizer, de antemão, o quanto de memória dos aparelhos será utilizado pelo sistema operacional, e que "todas as empresas que comercializam [esse tipo de] produto utilizam o mesmo tipo de informações".