Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

Ajax confirma que Abdelhak Nouri sofreu danos cerebrais permanentes

meia estreou em setembro pelo Ajax, em partida pela Copa da Holanda

GloboEsporte.com

13 de Julho de 2017 - 09:19

Nesta quinta-feira, o Ajax emitiu uma nota oficial com má notícias em relação ao quadro clínico de Abdelhak Nouri, de 20 anos. Segundo o clube, o jogador sofreu danos cerebrais severos e permanentes após ter sofrido um mal súbido durante amistoso de pré-temporada no último sábado. Na segunda, os holandeses declaravam que o jovem atleta estava "fora de perigo imediato" e não tinha problemas de coração.

Nos últimos dias, o caso de Nouri ganhou comoção no mundo do futebol. Jogadores e torcedores enviaram mensagens de apoio ao atleta em uma campanha feita na internet. O meia estreou em setembro pelo Ajax, em partida pela Copa da Holanda.

- Essa é a pior mensagem possível. É terrível. Nós sentimos muito pelos pais, irmãos e outros parentes. O sofrimento deles é impossível de descrever - afirmou Edwin Van der Sar, ex-goleiro e atual CEO do Ajax.

O lance fatídico aconteceu durante uma jogada ofensiva do Ajax, aos 26 minutos da etapa final, Nouri se afastou dos outros jogadores e se deitou no campo. Um dos seus companheiros sinalizou para o árbitro, que paralisou a partida e verificou o estado do jogador. O médico foi chamado a campo, enquanto atletas das duas equipes já cercavam o jovem preocupados. Uma ambulância entrou em campo e prestou os primeiros socorros, até estabilizar as condições do jovem.

Denotada a gravidade do caso, um helicóptero foi acionado para levar o atleta até o hospital mais próximo. Em seu Twitter oficial, o Ajax afirmou que Abdelhak Nouri se encontrava com "pulso cardíaco" e, dormindo, foi conduzido para ser hospitalizado. A causa do mal estar teria sido uma "arritmia severa".

Logo após o incidente, o árbitro suspendeu o jogo, e os torcedores foram convidados a se retirarem do estádio. Em campo, companheiros e adversários demonstravam perplexidade com o caso. Alguns começaram a rezar pelo colega de trabalho.