Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Em jantar, CTG apresenta 11 pares que concluíram curso de fandango

Os dançarinos fazem uma roda e dançam com passos valsados e o ritmo é seguido com palmas e com as batidas dos pés

Flávio Paes/Região News

16 de Julho de 2017 - 21:41

O sábado à noite foi festivo no CTG Campos da Vacaria, que atraiu 180 pessoas para o evento que marcou a formatura de 11 pares concluintes do curso que os preparou para dançar o fandango, um gênero típico da cultura gaúcha. O curso começou em 04 de março e foi concluído no último dia 15.

Cada par foi apadrinhado por dois casais. Os dançarinos fazem uma roda e dançam com passos valsados e o ritmo é seguido com palmas e com as batidas dos pés.

O fandango bastante popular na cultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo. O fandango foi trazido para o Brasil através dos colonizadores portugueses (dos Açores) e espanhóis.

Com o passar do tempo, as características originais do fandango europeu foram sincretizadas com os elementos típicos dos caboclos e seus costumes locais, gerando particularidades entre os tipos de dança. Em reconhecimento a sua importância cultural, o fandango foi decretado um bem material do sul do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.