Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Geral

Capivaras ‘saem para passear no shopping’ e causam transtorno no trânsito

Animais foram introduzidos há trinta anos no parque por um policial

Midiamax

18 de Julho de 2017 - 10:37

Um grupo de capivaras que vivem no lago do Parque Alnulpho Fioravante em Dourados aproveitaram que vivem livres e atravessaram a Rua Joaquim Teixeira Alves até alcançar o gramado do Shopping Avenida Center.

O fato aconteceu por volta das 23h da última sexta-feira e foi filmado por um internauta. Esta não foi a primeira vez que capivaras saem do parque em “busca de aventura” nas ruas asfaltadas causando transtorno no trânsito e correndo o risco de serem atropeladas.

As capivaras estão infestadas de carrapatos e por onde passam deixam os parasitas principalmente nos gramados. Elas saem tranquilamente do Parque Anulpho Fioravante pelo alambradado arrombado ou mesmo pelo portão que sempre fica aberto.

As capivaras fora introduzidas no parque localizado em frente ao Shopping Center de Dourados há quase trinta anos por um policial já falecido as capivaras se multiplicaram.

Atualmente são centenas delas que vivem naturalmente no parque, mas vem causando sérios transtornos já que os animais durante a noite atravessam o asfalto e chegam até o shopping.

Uma mulher que estava numa motocicleta morreu depois de atropelar uma delas. Os carrapatos que parasitam os corpos das capivaras também são um problema para a população do entorno do lago e para os usuários do parque.

No início, há três décadas eram apenas dois casais de capivara introduzidas por um policial civil que ocupava uma pequena chácara ao lado do Parque. Pela qualidade do lago, pela abundância de alimentos e pela tranquilidade do local que não é frequentado pela população, pois há muito tempo está abandonado, os animais encontraram o lugar perfeito para viver e se reproduzir.

As águas do lado do Parque Arnulpho Fioravante desembocam no córrego Paragem e normalmente as capivaras deveriam se espalhar pelo leito e margens, mas isso não acontece por causa de uma comporta que impede a passagem dos animais. Somente nos dias de enchente é que alguns animais acabam passaram para o outro do lado da comporta, seguindo pelo córrego até chegar ao Rio Dourados.