Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Enxurrada alaga 5 casas da Nova Tereré e causa prejuízos a moradores

O temor da comunidade é que caso volte a chover com mais intensidade, o problema se agrave, comprometendo a segurança dos moradores, alguns abrigados em barraco.

Flávio Paes/Região News

17 de Agosto de 2017 - 15:55

Os moradores da Aldeia Nova Tereré (rebatizada de Terence) ainda lamentam as perdas que tiveram com a chuva forte que caiu na tarde de quarta-feira em Sidrolândia. Pelo menos cinco casas e uma igreja evangélica ficaram alagadas durante os 60 minutos de duração do temporal.

A situação ficou tão crítica, que um dos atingidos, Rudnei Francisco, teve de abrir um buraco na parede rente ao piso, para o escoamento da enxurrada que ficou empoçada, danificando o colchão e os poucos móveis da família.

Segundo o cacique Carlinhos Julio Basílio, o problema é decorrência do desmatamento feito na área vizinha onde está em implantação o loteamento e a expansão da aldeia Tereré. “A enxurrada desce com força porque as ruas não foram asfaltadas e com isto, a drenagem não funciona. Vem barro, entulho e as fossas transbordam, formando uma lama que traz risco de contaminação e mau-cheiro”, explica. O temor da comunidade é que caso volte a chover com mais intensidade, o problema se agrave, comprometendo a segurança dos moradores, alguns abrigados em barraco.

Foto: Divulgação

Enxurrada alaga 5 casas da Nova Tereré e causa prejuízos a moradores

A Nova Tereré, por estar numa área de preservação, em função da topografia (fica numa baixada) sempre sofreu com alagamentos porque acaba servindo de desaguadouro da enxurrada que desce do Morada da Serra, principalmente. O problema foi resolvido desde a instalação de uma tubulação de drenagem, com dissipador de energia, desde as margens do prolongamento da Rua Ponta Porã, se estendendo pela Hélio Martins Coelho