Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Policial

Mãe de desaparecido na fronteira é presa e familiares denunciam retaliação

O mandado de prisão preventiva, cumprido pela Polícia Militar, foi expedido ontem pelo juiz Raul Ignatius Nogueira, da 2ª Vara Criminal de Maracaju

Campo Grande News

22 de Agosto de 2017 - 11:00

Rosimeire Rosa da Silva Ortiz, 41, mãe de um dos rapazes desaparecidos há dez dias após abordagem do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), foi presa na manhã de hoje (22) em Ponta Porã.

O mandado de prisão preventiva, cumprido pela Polícia Militar, foi expedido ontem pelo juiz Raul Ignatius Nogueira, da 2ª Vara Criminal de Maracaju, onde Rosimeire responde a processo iniciado em 2011, por exploração de prostituição.

Rosimeire é mãe de Edney Bruno Ortiz Amorim, 20, que no dia 12 deste mês desapareceu junto com o irmão, Rodney Campos dos Santos, 27, após serem abordados por uma equipe do DOF em um posto de combustíveis na saída de Ponta Porã para Antônio João.

Familiares e amigos dos rapazes, que criaram um grupo de Whatsapp para acompanhar as notícias sobre o desaparecimento, protestaram contra a ordem judicial e afirmam que a prisão em um processo instaurado há seis anos soa como retaliação pela pressão que a família tem feito para a polícia investigar o paradeiro de Rodney e Edney.

De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, Rosimeire Ortiz foi presa “para averiguação de suspeito” às 7h48 de hoje em sua casa, na Rua Cândido Garcia de Souza, no Jardim Vitória. Segundo a PM, a prisão ocorreu após uma denúncia anônima informar sobre o mandado de prisão. Ela foi levada para a 1ª Delegacia de Polícia, onde chegou chorando muito, segundo pessoas que estavam no local.

No despacho em que determinou a prisão preventiva de Rosimeire, o juiz de Maracaju afirma que tomou a decisão porque ela não foi encontrada para ser citada na ação em que é acusada de manter uma casa de prostituição.

Segundo ele, o Ministério Público deu parecer favorável à prisão, porque Rosimeire estaria, com a ausência, “causando empecilhos à instrução criminal” e a preventiva é para “garantia da ordem pública e assegurar a aplicação da lei”.

Desaparecimento – Rodney e Edney foram vistos pela última vez em uma abordagem feita por quatro policiais do DOF em frente a um posto de combustíveis na saída para Antônio João, entre 11h40 e meio-dia de sábado (12).

Vídeo da câmera de segurança do posto mostra o momento em que Rodney é levado para a viatura, que deixa o local seguida pelo Golf, onde estavam três outros três policiais e Edney, no banco de trás.

Outro vídeo, gravado possivelmente pela câmera de segurança de um frigorífico na margem da MS-164, mostra a viatura do DOF seguindo em direção ao distrito Nova Itamarati. Logo atrás aparece o Golf preto.

Ao site, o diretor do DOF, coronel PM Kleber Haddad Lane, disse na semana passada que os policiais teriam afirmado, em declarações informais, que liberaram os irmãos logo em seguida após a abordagem.

O carro foi encontrado no lado paraguaio e continua apreendido na Polícia Nacional em Pedro Juan Caballero. O desaparecimento é investigado pela Delegacia de Homicídios, de Campo Grande, e pelo próprio DOF, através de um IPM (Inquérito Policial Militar).