Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Após cair para 957ª, Stephens atropela Keys em final de estreantes e fatura US Open

Americana Sloane Stephens, de 24 anos, conquistou primeiro título de Slam após derrotar amiga Madison Keys, 16ª, por 2 a 0; campeã subiu 940 postos em seis semanas

Globo Esporte

10 de Setembro de 2017 - 18:48

Há cinco semanas ela era a número 957 do mundo, hoje, ela é a campeã do US Open. A americana Sloane Stephens, de 24 anos, superou a compatriota Madison Keys, 16ª, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/0 em 1h de jogo na final de estreantes em Nova York, na tarde deste sábado.

Era a primeira vez que ambas atingiam a decisão de um Grand Slam. No jogo entre amigas, a consistência de Stephens prevaleceu. A conquista completou o verão americano mágico para Stephens. Com bons resultados na América do Norte, ela subirá para a 17ª posição no ranking da WTA, ou seja, 940 postos em apenas seis semanas.

Nem nos sonhos Sloane Stephens, que entrou no torneio como 83ª, imaginaria que voltaria tão bem. Há um mês, era a 957ª colocada da WTA e jogava o segundo torneio após passar por cirurgia no pé direito. Ficou 10 meses sem jogar e despencou no ranking. Desde os torneios preparatórios, mostrou um tênis de alto nível para derrubar estrelas do circuito. Fez semifinal nos fortes WTAs de Toronto e Cincinnati e chegou em grande forma a Nova York.

- Eu passei por cirurgia em 23 de janeiro. Honestamente, se alguém me dissesse que eu seria campeã do US Open, (diria) que é impossível. Não trocaria por nada no mundo. Ela é uma de minhas melhores amigas no circuito. Disse para ela que gostaria de que fosse empate. Jogar aqui foi muito especial. Eu devia me aposentar agora, não sei como irei superar isso - disse a vencedora na cerimônia de premiação.

Após o fim da partida, as amigas Keys e Stephens deram um emocionante abraço e ainda sentaram lado a lado para conversar. Ambas começaram o ano com incertezas diante dos problemas físicos. Madison Keys passou por duas cirurgias no punho esquerdo em 2017. Sloane Stephens, por sua vez, ficou meses sem tocar o pé no chão. Ela passou por procedimento para tratar uma fratura por estresse no pé direito.

Sloane Stephens se tornou a segunda jogadora de ranking mais baixo a vencer a competição desde a criação do ranking, em 1975. A belga Kim Clijsters venceu a competição em 2009 sem sequer estar ranqueada porque voltava ao circuito após virar mãe. Clijsters, no entanto, já havia sido número 1 do mundo e atingido final de Grand Slams. Para levantar o troféu, a tenista da Flórida derrotou cinco cabeças de chave, incluindo Venus Williams, 9ª da WTA, na semifinal.

Foi a 10ª vez que duas americanas se enfrentaram na final do US Open. A última havia sido em 2002, quando Serena Williams derrotou a irmã Venus na final. A campeã do US Open embolsará US$ 3,7 milhões (cerca de R$ 11,4 milhões) e soma 2000 pontos no ranking.

O jogo

O nervosismo pesou mais para Keys no início de jogo. Dona de um jogo agressivo, a top 20 tomou riscos e errou demais no início do jogo diante da rápida adversária. Stephens conquistou a quebra no quinto game e abriu 4/2 no set inicial. Keys tentou calibrar os golpes no primeiro set sem sucesso. A consistência de Stephens foi tanta que ela só cometeu o primeiro erro não-forçado após 26 minutos de jogo.

Sem encontrar respostas, Keys seguiu errando. Stephens manteve a estratégia e o nível de jogo apresentado no set anterior e conseguiu abrir 4/0 com tranquilidade. A dinâmica permaneceu a mesma até o fim da partida, quando Keys cometeu o 30º erro não-forçado. Sem acreditar que havia se tornado campeã do US Open, Sloane Stephens ficou alguns segundos atônita. No fim do jogo, deu um abraço emocionante na amiga Madison Keys.