Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Presidente da Fifa é denunciado ao Comitê de Ética da entidade

Professor da universidade de Nova York e ex-integrante do Comitê de Governança acusa Infantino de interceder por político russo

Globo Esporte

13 de Setembro de 2017 - 15:14

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, foi denunciado ao Comitê de Ética da entidade. O autor da denúncia é o professor de Direito da Universidade de Nova York, Joseph Weiler, ex-integrante do Comitê de Governança da Fifa. A informação foi revelada pelo jornal "The New York Times" nesta quarta-feira.

Weiler acusou Infantino e a secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, de interferir no trabalho do Comitê, que fazia verificações de integridade sobre os candidatos a cargo na Fifa. Na denúncia, Weiler diz que Infantino e Fatma intercederam a favor de Vitaly Mutko, vice-primeiro ministro da Rússia, que tentava se reeleger a um cargo no Conselho da Fifa. Mutko acabou excluído da Fifa em fevereiro.

A acusação de Weiler confirma o depoimento prestado nesta quarta-feira pelo ex-chefe do Comitê de Governança, o português Miguel Maduro. Ele declarou ao parlamento britânico que Infantino tentou impedir a exclusão de Mutko do Conselho da Fifa – órgão com 36 integrantes que toma as principais decisões na entidade que manda no futebol mundial.

Maduro foi demitido por Infantino em maio deste ano – quando Weiler e outros integrantes do Comitê de Governança saíram por solidariedade ao português. Na mesma ocasião, a Fifa trocou os integrantes de seu Comitê de Ética, decisão que gerou críticas pesadas contra a entidade.

A Fifa não comentou a reportagem publicada pelo "The New York Times". O GloboEsporte.com procurou a presidente da Câmara de Investigação do Comitê de Ética da Fifa, a colombiana Maria Claudia Rojas, mas ela não respondeu até a publicação desta nota. A Câmara de Investigação do Comitê de Ética da Fifa tem um brasileiro, o ex-presidente do STJD Flavio Zveiter.