Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Economia

Bovespa tem leve alta e fecha acima de 76 mil pontos pela 1ª vez

Na véspera, o índice fechou em leve queda de 0,02%, a 75.974 pontos.

G1

20 de Setembro de 2017 - 17:00

O principal índice da bolsa paulista bateu novo recorde nesta quarta-feira e fechou em acima dos 76 mil pontos pela primeira vez. O Ibovespa subiu 0,04% e atingiu 76.004 pontos. Trata-se da sexta vez que a bolsa brasileira bate recorde em duas semanas.

Durante o dia, a bolsa de valores brasileira oscilou entre altas e baixas nesta quarta-feira (20), com investidores aguardando a decisão da reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos, segundo a agência Reuters.

As ações da Braskem e Petrobras foram destaque de alta, diante de notícia sobre conversão de ações da petroquímica, que também tem a Petrobras como acionista (leia mais abaixo).

Durante o pregão, os investidores aguardavam uma sinalização sobre quando será o próximo aumento dos juros americano, além de comentários sobre o início da redução do balanço do banco central norte-americano, lembra a Reuters.

Em anúncio nesta tarde, o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, decidiu pela manutenção dos juros e anunciou o início da redução da sua carteira de títulos do Tesouro e hipotecários.

Localmente, o cenário de inflação baixa, corroborado nesta manhã pelos dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo, aliado à expectativa pela manutenção dos cortes de juros tem ajudado a limitar impactos negativos na bolsa e manter o índice em torno de patamares recordes.

"Há espaço para realizações de lucros recentes, mas não deveria perder o patamar de 75.000 pontos, sob pena de acelerar realizações", escreveu o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira, em nota a clientes, segundo a agência.

Destaques

Os papéis da Braskem PNA lideravam as altas do Ibovespa. Uma reportagem do jornal Valor Econômico, que informava que a petroquímica vai converter todas as ações em ordinárias (com direito a voto em assembleia) impulsionaram os papéis preferenciais da empresa (sem direito a voto).

Também no radar estava a aprovação dos acionistas da empresa do balanço financeiro da Braskem referente a 2016.

As ações preferenciais e ordinárias da Petrobras também fecharam em forte alta nesta quarta-feira. Os papeis refletiam o avanço do preço do barril de petróleo e afirmações de autoridades sobre a empresa em evento de Nova York.

O presidente Michel Temer disse que não tem intenção de privatizar a empresa, em entrevista a agência Reuters.

Último pregão

Na véspera, o índice fechou em leve queda de 0,02%, a 75.974 pontos. Na segunda-feira, o Ibovespa bateu novo recorde, avançando 0,31%, a 75.990 pontos - o principal índice da bolsa renovou sua máxima histórica - foi o 5º recorde de fechamento nas últimas 6 sessões. Na máxima do dia, o índice subiu a 76.403 pontos, novo recorde intradia.