Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Policial

Incêndio em MS destrói 1,3 mil hectares de plantação de eucalipto e área de preservação

Caminhão-pipa que estava sendo usado no combate ao fogo ficou destruído. Incêndio ocorreu na área rural de Ribas do Rio Pardo.

G1 MS

22 de Setembro de 2017 - 07:13

Um incêndio destruiu pelo menos 1,3 mil hectares de plantação de eucalipto e área de preservação na área rural de Ribas do Rio Pardo (MS). O fogo começou na manhã de quarta-feira (20) e foi controlado no início da tarde desta quinta-feira (21).

Um caminhão-pipa que estava sendo usado no combate ao incêndio ficou destruído. A suspeita é de que o fogo tenha começado perto de uma estrada. O tempo seco e os ventos fortes ajudaram a espalhar os focos.

Foram mais de 80 homens, cinco caminhões-pipa e duas viaturas do Corpo de Bombeiros no trabalho de combate. O fogo só foi controlado 24 horas depois do início. Um boletim de ocorrência foi registrado para apurar se o incêndio foi ou não criminoso.

Mesmo depois do incêndio controlado, o trabalho na área continua. É que a combinação de tempo seco, calor e vento forte pode reacender o fogo. Por isso, o trabalho no rescaldo é fundamental para evitar que novos focos apareçam.

Esse é o segundo incêndio registrado no município em uma semana. Ao todo, foram mais de 5 mil hectares queimados contabilizando os dois incêndios. Áreas de produção de eucalipto, pastagem e vegetação nativa. Técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) estiveram no local para calcular os danos ambientais.