Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Com licitação cancelada, semáforos da Dorvalino dos Santos só devem ser instalados em 2018

O diretor-geral anunciou o cancelamento da licitação para compra de 60 conjuntos semafóricos, frustrou a expectativa de que esta parceria sairá do papel neste ano.

Flávio Paes/Região News

26 de Setembro de 2017 - 10:21

Ao mesmo tempo em que sua visita a Sidrolândia na tarde de ontem, segunda-feira (25), sinalizou a disposição da autarquia de custear a instalação de semáforos nas rotatórias da Avenida Dorvalino dos Santos, o próprio Roberto Hashioka, com a licença do clichê metafórico, jogou uma tocha de água fria nas autoridades que o recepcionaram.

O diretor-geral do Detran anunciou o cancelamento da licitação para compra de 60 conjuntos semafóricos, frustrou a expectativa de que esta parceria sairá do papel ainda neste ano. No melhor dos cenários, as rotatórias da Dorvalino com a João Marcio Ferreira Terra e a Rua Ponta Porã, só receberão semáforos no primeiro trimestre de 2018.

Esta projeção leva em conta que mesmo se uma nova licitação for lançada já agora no mês de outubro, o processo (se não houver recurso) demoraria pelo menos 45 dias para ser concluído, quando já se estaria na segunda quinzena de novembro. A partir da homologação do resultado e assinatura do contrato, a instalação dos equipamentos só começaria no mínimo em 60 dias.

O ex-diretor do Detran, Gerson Claro, que deixou o cargo no início do mês, estava prestes a homologar o processo licitatório na modalidade concorrência (31[700.484/2017)  para aquisição de 60 conjuntos semafóricos, ao custo total de R$ 4 milhões. Gerson já tinha acertado com o prefeito Marcelo Ascoli que dois desses conjuntos semafóricos (cada um avaliado em R$ 120 mil), seriam instalados em Sidrolândia, atendendo justamente dois pontos críticos do trânsito, onde há maior incidência.

O engenheiro do Detran, o mesmo que ontem acompanhou Hashioka, já esteve na cidade em outras ocasiões, foi às duas rotatórias e tem na cabeça a solução viária mais adequada. É certo, por exemplo, que em função de ser o prolongamento de uma rodovia, não seria conveniente a instalação de um semáforo de três tempos para permitir a conversão à direita, que seria proibida. A alternativa é transformar ruas transversais próximas em alças de acesso para entrar na João Marcio Ferreira Terra.