Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Policial

Bombeiros e funcionários levam mais de 7 horas para controlar incêndio em incubadora da Seara

O controle das chamas exigiu o uso de abafadores, bombas costais e abertura de aceiros para conter o avanço do fogo.

Flávio Paes/Região News

26 de Setembro de 2017 - 13:38

Só por volta das 3h30 da madrugada desta terça-feira (26), após mais de sete horas de trabalho, é que funcionários da Seara e sete bombeiros (4 deles vindo de Campo Grande) conseguiram apagar o incêndio na lavoura de eucalipto plantada junto a incubadora da Seara.

A incubadora de pintinhos fica as margens da estrada de acesso ao Assentamento Bafo da Onça na região do Bolicho Seco. O controle das chamas exigiu o uso de abafadores, bombas costais e abertura de aceiros para conter o avanço do fogo.

O incêndio começou por volta das 18h30 e graças à mobilização dos funcionários empenhados na abertura de aceiros, só atingiu 10 dos 250 hectares da lavoura de eucaliptos que ficaram intactos. Houve queima apenas da vegetação rasteira.

O fogo também provocou estragos em um dos galpões (atualmente vazios) onde funcionava as granjas de criação das matrizes. Acabou chamuscando outro desses galpões cobertos de alvenaria, com cobertura de 240 metros quadrados.

Os bombeiros foram acionados por volta das 19h30, mas só conseguiram chegar ao local por volta das 21 horas, porque a viatura deslocada (um caminhão auto bomba que levava 5 mil litros de água) capotou num trecho de curva da BR-060, pouco antes do Bolicho Seco.

A viatura, que é antiga, deve ter apresentado problemas mecânicos. Os bombeiros se deslocaram de caminhonete para o local e por volta das 21 horas chegaram de Campo Grande homens que vieram numa viatura de combate a incêndio.

Embora só a perícia possa determinar como o incêndio começou, a suspeita é de que alguém tenha passado pela estrada vicinal ateou fogo na vegetação rasteira (basicamente capim). O fogo se alastrou para dentro da incubadora.